terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioBrasilMortes por covid já superam em cem vezes previsão de Bolsonaro

Mortes por covid já superam em cem vezes previsão de Bolsonaro

Há exatamente quatro meses, no dia 22 de março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o número de mortes por covid-19 não ultrapassaria a quantidade de óbitos causados por H1N1, que, de acordo com o capitão reformado foram 800. A declaração, em entrevista ao Domingo Espetacular, da TV Record, não especificava o período de análise.

No dia 8 de abril, duas semanas após a fala do presidente, o Brasil registrou 814 óbitos, ultrapassando o número estipulado pelo capitão reformado. Até 19h desta terça-feira (21), já foram registradas 81.487 mortes por covid-19, mais de cem vezes mais do que Bolsonaro previu.

Ainda assim, no decorrer dos meses em que a epidemia castigou o Brasil, Bolsonaro costuma retomar o discurso simplificador, afirmando, por exemplo, que se trata de uma “gripezinha”.

No dia 22 de maio, durante entrevista coletiva em frente ao Palácio do Planalto, o presidente negou a responsabilidade do governo federal sobre medidas preventivas com frases como “o Estado não pode zelar por todo mundo”.

“Lamento as mortes, mas é a realidade. Todo mundo vai morrer aqui. Não vai sobrar nenhum aqui. (…) E se morrer no meio do campo, urubu vai comer ainda. (…) Pra que levar o terror junto ao povo? Todo mundo vai morrer. Quem tiver uma idade avançada e for fraco, se contrair o vírus, vai ter dificuldade. Quem tem doenças, comorbidades, também vai ter dificuldades. Esse pessoal que tem que ser isolado pela família, o Estado não tem como zelar por todo mundo, não”, afirmou o presidente.

No começo de julho, ele apresentou sintomas da doença e seu teste deu positivo para covid-19. Na ocasião, fez expressivas propagandas dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina, cuja eficácia não foi comprovada cientificamente.

Edição: Leandro Melito

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes