quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioBrasilBrasil ultrapassa marca de 50 mil mortes por covid; foram 632 óbitos...

Brasil ultrapassa marca de 50 mil mortes por covid; foram 632 óbitos neste domingo

O Brasil ultrapassou a marca de 50 mil mortes por coronavírus neste domingo (21) de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conas). Foram registrados 632 óbitos nas últimas 24 horas e 17.304 novos casos.

 

Na última sexta-feira (19) o país atingiu um milhão de pessoas infectadas por coronavírus, foram 50 mil novos casos registrados no dia. Com os dados deste domingo, são 1.084.883 casos e 50.608 mortes por covid-19 no país.

Por estados, São Paulo é a região que mais registra infecções pela doença, são 219.185 pessoas infectadas e 12.588 morreram em decorrência do vírus. Depois vem o Rio de Janeiro, com 96.133 casos e 8.875 óbitos. O Ceará é o terceiro estado, com 92.866 casos e 5.523 mortes.

Protestos pela saúde

O domingo foi marcado por protestos dos profissionais de saúde no país todo. As principais reivindicações eram de melhores condições de trabalho para categoria, defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e contra as atitudes do governo no combate à pandemia. As manifestações foram organizadas por entidades ligadas ao setor, como Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia.

Pelo menos 20 estados registram atos que não se concentraram apenas nas capitais. Cidades como Canindé (CE), Caruaru (PE), Pacaraima (RR) e Ilhabela (SP) são alguns exemplos.

As entidades organizadoras do ato lançaram um manual com orientações gerais para os manifestantes que foram às ruas neste domingo, como usar máscara o tempo todo, óculos de proteção ou protetores faciais, álcool em gel e manter a distância mínima de dois metros em relação aos outros manifestantes.

Manifestações contra e a favor do governo também ocorreram no domingo, porém em menor número em relação ao que  vinha ocorrendo nas últimas semanas. Cidades como Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio Janeiro (RJ) registram atos dos dois grupos.

 

E São Paulo, a Justiça Federal determinou que grupos favoráveis e contrários a Bolsonaro revezem a realização de atos na Paulista aos domingos. Por isso, hoje, somente um grupo de cerca de 200 manifestantes pró governo se reuniu em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

 

Brasil de Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes