domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesMesa da Câmara adia decisão sobre perda do mandato de Paulo Maluf

Mesa da Câmara adia decisão sobre perda do mandato de Paulo Maluf

Mesa Diretora da Câmara dos Deputados transferiu para a próxima semana, a decisão sobre a perda do mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP). A mesa da Câmara estava decidida a acatar a decisão do Supremo Tribunal Federal que cassou o mandato de Maluf, mas Maluf pode renunciar ao mandato nos próximos dias evitando o processo de casação.

“O advogado pediu um prazo até terça-feira para apresentar a renúncia do Paulo Maluf e aí, portanto, não caberia mais essa discussão. Não é para preservação da imagem do Maluf, mas sim para não ter o conflito entre o Judiciário e a Câmara”, alegam os deputados.

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Paulo Maluf (PP-SP)
Paulo Maluf foi condenado pelo STF mas mantém o mandato de deputado, apesar de afastado

O corregedor da Câmara, deputado Evandro Gussi (PV-SP), ressaltou que o adiamento da decisão atende a uma questão técnica de economia processual.

“A renúncia representaria a perda de objeto e por isso a Mesa deu até o meio dia de terça-feira (21). Na quarta (22), a decisão sobre o cumprimento da decisão do ministro Facchin será tomada. A tendência, por economia processual, é evitar que um processo que vai perder o objeto fique tramitando”, explicou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes