quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesFruta mais exportada de 2015, melão exige incremento de qualidade para atender...

Fruta mais exportada de 2015, melão exige incremento de qualidade para atender ao mercado internacional


Em 2015, o melão foi a fruta mais exportada pelo país com 223,74 mil toneladas embarcadas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A cultura está entre as principais produzidas na região nordeste do Brasil e exige dos produtores diversas práticas de manejo que atendam às altas exigências do mercado internacional, como a padronização do fruto, a aparência e o sabor.

O gerente agrícola Mardônio Moreira, da CMR Brasil, de Jandaíra (RN), empresa especializada na produção de melão variedade “pele de sapo” para mercados da Europa, principalmente Espanha, explica que a aplicação de micronutrientes, e o uso de produtos à base de aminoácidos e microrganismos contribuem para o equilíbrio nutricional da planta, impactando na produção, qualidade e pós-colheita da fruta.

“A fruta não tem que ser boa apenas quando é colhida. Na exportação, da data da colheita até chegar à mesa do consumidor, temos em média de 25 a 30 dias. Então precisamos de um fruto com uma boa qualidade pós-colheita, uma boa capacidade de prateleira para suportar todo esse tempo”, afirma Mardônio. O gerente ainda destaca que as soluções naturais permitiram melhor pegamento do fruto gerando uniformidade na produção.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Alltech Crop Science, Antônio de Pádua, isso acontece porque os produtos reduzem o estresse causado por adversidades ambientais e aumentam os caracteres produtivos da planta. “É o trabalho que chamamos de Pegamento, Padronização e Crescimento (PPC) que auxilia nesse cenário de qualidade elevada. Além disso, os produtos biológicos, por terem origem natural, não prejudicam o meio-ambiente, mantendo o equilíbrio meio e planta”, finaliza. 

Expofruit

Entre os dias 21 e 23 de setembro, os produtores de fruta do nordeste brasileiro e demais regiões se reúnem para debater e conhecer as principais novidades do segmento, durante a Expofruit 2016 – Feira Internacional da Fruticultura Irrigada. Em mais um ano de participação, a Alltech Crop Science traz a parceria com a Crop Agrícola, distribuidor na região, para o estande no evento. Segundo Pádua, a feira tradicional é importante, pois permite negociação entre produtores e importadores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes