Wilson Bezerra de Moura – DIAS DE PAPADO NA HISTÓRIA DO VATICANO

Virou surpresa e noticia no mundo inteiro a morte do Papa João Paulo I, que veio para substituir o Papa Paulo VI, na cadeira de São Pedro, o Santo Papa querido de todos os católicos, merecedor da preferencia dos cardeais que o escolheu, o governante da Igreja católica veio sofrer um enfarte do miocárdio aos 65 anos de idade, deixando enlutado o clerical do mundo inteiro.

O Sumo Pontífice bastante admirado e aceito por todos pela sua maneira simples e humilde de lidar com os problemas de ordem social, politico das nações e se portar como representante da Igreja católica, todos os segmentos devotos e disciplinador de certo tinha um  trabalho importante a administração do Universo religioso e era isso que estava sendo esperado pelos fiéis.

O sacerdote piedoso recebeu em todos os recantos do mundo a manifestação de pesar. Na própria Roma, na Praça da Basílica de São Pedro, uma multidão se aglomerava para prestar as últimas homenagens e a bandeira da Santa Sé ao meio pau demonstrava o sentimento de luto pelo falecimento do seu líder maior que partiu para ao oriente eterno antes de por em prática o seu projeto de governo aos filés de todos os recantos do mundo.

O velório de inicio foi na Sala do Palácio Apostólico e posteriormente conduzido para a Basílica de São Pedro expostas as homenagens que o povo religioso lhe prestara como último adeus agradecimentos pela sua passagem, embora por poucos dias na cadeira perpetua de São Pedro, marco do espirito religioso das civilizações mundiais.

A cidade de Mossoró não ficou distante dos acontecimentos que enlutaram o clero em todo espaço do Vaticano enquanto este noticiava o fato com pesar oportunizando ao mundo inteiro manifestar a solidariedade e fé cristã. O Jornal O Mossoroense, edição de 30 de setembro de 1978, logo após ocorrer o falecimento, noticiou que o cardeal Jean Villol, assumiria provisoriamente o poder papal para convocar o Conclave de escolha do próximo Sumo Pontífice.  É dessa forma como caminha a história da humanidade, valendo-se dos instrumentos de divulgação para perpetuar o episódio que produz acontecimentos históricos.

[email protected]