Com informações do Diário do RN
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte decidiu manter as punições aplicadas ao América Futebol Clube e ao Potyguar de Currais Novos. Com a decisão, fica confirmado o rebaixamento dos dois clubes para a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. O julgamento analisou a denúncia por inscrição irregular de atletas e resultou na perda de pontos e aplicação de multas financeiras.
No caso do América, os auditores da 1ª Comissão Disciplinar mantiveram a perda de 18 pontos na classificação da competição. Já o Potyguar foi punido com a retirada de 15 pontos. As penalidades alteraram diretamente a tabela do campeonato e selaram a queda das duas equipes. Além disso, o América recebeu multa no valor de R$ 15 mil, enquanto o Potyguar foi penalizado com multa de R$ 2 mil.
O colegiado entendeu que houve descumprimento do regulamento específico do Campeonato Potiguar. De acordo com o artigo 19, parágrafo 3º, da norma da competição, somente atletas acima de 20 anos com contrato profissional registrado podem ser inscritos. No entendimento do tribunal, essa exigência não foi atendida pelos clubes.
No América, o atleta Elias participou da competição com contrato de futebol amador. Situação semelhante ocorreu no Potyguar, que utilizou os jogadores Vinícius e Caio, também registrados como amadores. Para os auditores, a infração foi caracterizada de forma objetiva, o que justificou a manutenção das penalidades.
Apesar da decisão desfavorável na Primeira Comissão Disciplinar, América e Potyguar ainda têm direito a recorrer. Os clubes devem apresentar recurso ao Pleno do TJD/RN, que funciona como segunda instância. Caso a punição seja mantida, a última alternativa será o Superior Tribunal de Justiça Desportiva.




