sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesNordeste une forças na COP30 e propõe recaatingamento como eixo da transição...

Nordeste une forças na COP30 e propõe recaatingamento como eixo da transição ecológica

O Rio Grande do Norte destacou na COP30, o caminho que nasce do sertão para o mundo: o recaatingamento. A proposta, que reúne governadores e pesquisadores do Nordeste, foi discutida no painel “Diálogo Pela Caatinga” com a governadora Fátima Bezerra, que defende que a regeneração da Caatinga é também a regeneração da dignidade do povo nordestino.

 

Para a governadora Fátima Bezerra, recaatingar é mais do que recuperar áreas degradadas, é um projeto civilizatório, capaz de transformar o Semiárido em símbolo de abundância, conhecimento e futuro sustentável. “Recaatingar é unir ciência, tradição e justiça social para regenerar a terra e a vida de quem nela vive”, afirmou.

 

Ela observou que Nordeste, onde se concentra 90% da área de Caatinga, vem se consolidando como laboratório de inovação ecológica e social. O Rio Grande do Norte, por exemplo, foi o primeiro estado do país a regulamentar o Fundo Estadual de Combate à Desertificação, mecanismo que garante recursos e governança para ações de reflorestamento e tecnologias sociais de convivência com o Semiárido.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes