domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLei municipal de município do RN que autorizava criação de cargos é...

Lei municipal de município do RN que autorizava criação de cargos é declarada inconstitucional

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) pediu e o Tribunal Pleno do TJRN concedeu o pleito para declarar procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade, contra o artigo 1º e os Anexos I a XIV da Lei Municipal nº 345/2015, com alterações da Lei nº 444/2022, do Município de Bom Jesus, que autorizam contratações temporárias amplas e criação de cargos em comissão para funções permanentes e essenciais. Os desembargadores acolheram os argumentos de que tais dispositivos afrontam o artigo 26, incisos II e IX, da Constituição do Estado, em razão da ausência de excepcionalidade e temporariedade nas contratações e da criação de cargos em comissão para funções técnicas e burocráticas.

 

De acordo com a decisão, as normas impugnadas permitem contratações temporárias sem especificação de situações excepcionais ou prazo determinado, além de preverem a contratação para atividades permanentes, em violação ao artigo 26, da Constituição Estadual e ao entendimento consolidado pelo STF no Tema 612 da Repercussão Geral.

 

“A criação de cargos em comissão para funções técnicas e burocráticas, como as previstas nos dispositivos questionados, desrespeita os requisitos constitucionais de direção, chefia ou assessoramento, conforme o Tema 1010 da Repercussão Geral do STF”, enfatiza a relatora da ADI, desembargadora Berenice Capuxu.

 

A decisão ainda acrescenta que a ausência de critérios objetivos para as contratações e a previsão de cargos em comissão para atividades permanentes configuram afronta aos princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência.
Dentre os cargos, a lei questionada autoriza a criação das atividades de Animador Cultural, Facilitadores de Oficina, Instrutor de Dança, Agentes/Auxiliares Administrativos, Orientadores Sociais, ASGs, Porteiros, Merendeiras, Garis, Coveiros, Motoristas Executivos, em nível fundamental, além de outros cargos nos níveis técnico e superior.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes