sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesExposição "A paleta da liberdade mossoroense" acontece a partir deste sábado, 27

Exposição “A paleta da liberdade mossoroense” acontece a partir deste sábado, 27

Mossoró, cidade de pioneirismos, resistência e liberdade, ganha novos tons com a exposição de telas “A paleta da Liberdade Mossoroense”. A mostra transforma em expressão artística os episódios que moldaram a identidade do povo mossoroense, projetando a história em cores, formas e memórias.

Entre os destaques, o público poderá conhecer a obra que homenageia Rafael Mossoroense da Glória, homem negro, que foi escravizado, liberto em 30 de setembro de 1883 e importante personagem no processo de libertação dos escravizados em Mossoró. Sua presença na exposição reafirma a força da memória negra e o protagonismo de quem construiu a liberdade da cidade.

A mostra também destaca o pioneirismo das mulheres mossoroenses, como o Motim das Mulheres em 1875, que em 2025 completa 150 anos, símbolo de coragem e resistência contra as imposições militar da época. Somam-se a esse percurso histórico a abolição da escravidão em 1883, a resistência ao bando de Lampião em 1927 e o primeiro voto feminino da América Latina em 1928, conquistado por Celina Guimarães Viana.

Além do caráter histórico, o projeto promoveu oficinas de pintura com estudantes da Escola Municipal Carmélia de Almeida e Escola municipal Pedro Fernandes Ribeiro, localizadas no Polo Jucurí, zona rural, proporcionando o conhecimento dessa memória da luta mossoroense e possibilitando que produzissem suas próprias obras, que serão integradas à exposição.

A autoria é do artista plástico Isaías Medeiros, mossoroense, que pinta desde os 08 anos de idade e atua profissionalmente há 10 anos, tendo realizado diversas exposições ao longo desse tempo. Isaías Medeiros é Professor, Mestre em ciências da linguagem, com pesquisa na área das artes visuais, Barroco e Neobarroco, Modernismo e Tropicalismo. Sua obra une a pesquisa estética pictórica e fractal às influências da arte moderna e pós-moderna. Em suas telas, o artista imprime características herdadas de artistas mossoroenses que o antecederam, consolidando um estilo único e enraizado na memória cultural da cidade.

“Nesta exposição, detenho meu olhar sobre os mestres que me antecederam: Marieta Lima (1912-2013), Boulier (1950-2004), Varela (1941-2005) e José Gurgel – JG (1940-1987). Consagrados pela força de sua arte, eles eternizaram não apenas Mossoró, mas também sua gente, sua história, seus detalhes e cores. Suas obras marcam profundamente minha trajetória artística e se tornaram inspiração para que eu os reverencie em minhas próprias telas”, afirma Isaías Medeiros.

Realizada com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Mossoró, a exposição reafirma o compromisso com a valorização da arte, da memória e da liberdade, convidando o público a sentir, refletir e imaginar o futuro através das cores da história.

Exposição: A paleta da liberdade Mossoroense

Artista: Isaías Medeiros

Vernissage : 27 de setembro, 19h

Período de exposição: 27 de setembro a 05 de outubro de 2025

Local: Salão Joseph Boulier – Memorial da Resistência

 

*Visitação durante a semana por agendamento;

*Livre a todos os públicos aos finais de semana das 15h às 20h.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes