sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesLivro de crônicas e relatos sobre ‘Mata Sete’ será lançado durante feira...

Livro de crônicas e relatos sobre ‘Mata Sete’ será lançado durante feira literária em Macau

O escritor potiguar Tadeu Oliveira lança seu novo livro, intitulado “No Auge do Mata Sete: Vida, Prazer e Desamor na Ilha do Sal”, durante a Feira Literária de Macau (FLIMA). O lançamento ocorre nos dias 5 e 6 de setembro, das 16h às 22h, no MMarias Café, na Praça da Conceição. As datas coincidem com as celebrações dos 150 anos de emancipação política do município.

A obra é uma coletânea de crônicas e relatos que resgatam a vida boêmia em Macau, entre as décadas de 1950 e 1980. O foco está nos pequenos quartos do Mata Sete, Coreia e a Lua, ambientes que marcaram a cultura local.

O livro explora a influência da indústria salineira na economia e na cultura da época, com suas casas de jogos, intensa vida noturna e a efervescência que marcou a região. O texto também traz depoimentos de personagens que vivenciaram esse período.

Com apresentação do professor e jornalista Vicente Serejo, o livro ainda conta com a colaboração do jornalista e poeta Cid Augusto e do sociólogo João Andrade.

Na apresentação, Vicente Serejo afirma que, ao terminar a leitura, sentiu a sensação de que “uma cidade tem sempre várias cidades escondidas.

Principalmente se é a nação mágica da infância. Cidades adormecidas nos seus becos suspeitos que revelam segredos, muitos deles invisíveis”.

Já o animador cultural Chico Paraíba lembra de uma juventude bastante agitada na época, apesar dos perigos da região do Mata Sete. “Noites alegres eram marcadas por grupos de jovens, cantores e tocadores de violão, que se reuniam nos barracos de madeiras após o Bar de Manole Borja”, diz ele. Para Paraíba, o “Barraco de Ferrugem” era o ponto mais famoso, frequentado por homens e mulheres.

Portal da alegria

Na contracapa, o autor descreve o Mata Sete como sinônimo de diversão, mesmo diante dos perigos. “Como um portal da alegria no cruzamento das Quatro Bocas, o beco oferecia atalhos diversos para a satisfação, chegando a ser o epicentro de uma Macau efervescente, marcada por atmosfera única e pulsante”, escreve Tadeu Oliveira.

Para o autor, Macau é uma cidade rica em história e cultura. “O Mata Sete é uma dessas memórias que devemos refletir e preservar”, completa.

Sobre o autor

Nascido em Macau, o sociólogo e jornalista Tadeu Oliveira preside o Instituto Smart de Pesquisa e Opinião Pública. Ele já colaborou com diversos veículos de comunicação, como o jornal Tribuna do Norte e a Rádio Rural de Natal.

Autor também de “Água de Grau: Macau que ainda se busca”, Tadeu Oliveira trabalha em um novo projeto sobre os 60 anos do Conjunto Sempre Alerta, grupo musical que gravou o primeiro disco (LP) do gênero no Rio Grande do Norte.

Serviço
• Lançamento: “No Auge do Mata Sete”
• Data: 5 e 6 de setembro
• Horário: 16h às 22h
• Local: MMarias Café, Praça da Conceição, Macau.
Para mais informações sobre o livro, o contato é: (84)  99982-2328.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes