sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesUFERSA completa 20 anos: um sonho coletivo que transformou o Semiárido

UFERSA completa 20 anos: um sonho coletivo que transformou o Semiárido

 

Nesta sexta, 29, foi realizada a Assembleia Universitária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) que celebrou 20 anos de sua instituição. O evento, que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do ministro da Educação, Camilo Santana, foi antecedida pela visita ao Campus Central da Universidade.

O início do sonho

O sonho que começou em 1967, com a criação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), tornou-se realidade em 2005, quando a lei federal sancionada pelo presidente Lula transformou a escola em universidade.

 

Esse marco histórico só foi possível graças ao esforço coletivo de lideranças políticas, acadêmicas e sociais. Entre os nomes que marcaram essa trajetória, segundo o ex-reitor Josivan Barbosa, está o da deputada federal Sandra Rosado, que em 2003 levou ao então ministro da Educação, Cristovam Buarque, o requerimento sugerindo oficialmente a transformação da ESAM em universidade. Além disso, foi relatora do projeto de aprovação no Congresso Nacional, garantindo a tramitação célere e articulada.

 

Outro destaque foi a atuação da então senadora e hoje governadora Fátima Bezerra, autora do projeto de lei que deu origem à UFERSA. Fátima sempre esteve ao lado das lutas da universidade e, atualmente, como governadora, segue mostrando afinidade e compromisso com os projetos da instituição e com o desenvolvimento do Semiárido.

 

Durante a celebração dos 20 anos, o atual reitor, Rodrigo Codes, ressaltou a importância da união de esforços em torno da UFERSA:

“Em nome da ex-deputada Sandra Rosado, que foi relatora do projeto de lei que aprovou a instituição da Ufersa, agradeço a todos os políticos que sempre estiveram ao lado da UFERSA”, destacou

 

A governadora Fátima Bezerra enalteceu o compromisso do governo Lula com a educação e também agradeceu a ex-deputada Sandra Rosado , lembrando que ela lutou pela instituição da Ufersa , porque assim como ela sabia da importância da universidade para Mossoró, para o Rio Grande do Norte e do Brasil

“Duas décadas depois, a UFERSA é referência em educação superior pública no Semiárido, oferecendo dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, ampliando oportunidades e transformando realidades. Isso significa que vale a pena lutar pela Educação. Sem educação não há democracia”, disse Fátima Bezerra.

Celebrar os 20 anos da UFERSA é valorizar não apenas uma instituição, mas também a força coletiva de quem acreditou que a educação seria o maior instrumento de desenvolvimento para Mossoró, o Rio Grande do Norte e todo o Semiárido.

“Saio impressionado com a energia de todos, que lutam por melhorias e acreditam no futuro da nossa instituição. Essa é a essência da democracia: reivindicar, participar e acreditar. Quero reforçar trazendo um abraço forte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para toda a população de Mossoró. O presidente tem profundo respeito pela história da UFERSA, que completa 20 anos, e reafirma seu compromisso com a educação pública como caminho para transformar vidas e fortalecer o Brasil”, finalizou Camilo Santana.

A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da governadora Fátima Bezerra, dos deputados Fernando Mineiro, Isolda Dantas e Divaneide Basílio, além dos ex-reitores Arimatéa de Matos e Josivan Barbosa, ambos homenageados, e outras personalidades importantes que marcaram a história da instituição.

 

Com informações do ex-reitor Josivan Barbosa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes