sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilAlcolumbre responsabiliza governo por resultado na eleição da CPMI do INSS

Alcolumbre responsabiliza governo por resultado na eleição da CPMI do INSS

Aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmaram que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Previdência Social seguirá seus trabalhos normalmente após a eleição desta quarta-feira 20, que colocou o senador Carlos Viana (Podemos-MG) na presidência. Viana venceu o senador Omar Aziz (PSD-AM), candidato apoiado pelo governo e escolhido por Alcolumbre, por 17 votos a 14.

 

Interlocutores próximos a Alcolumbre afirmaram que o senador “segurou” a instalação do colegiado desde maio, quando a oposição obteve assinaturas suficientes para criar a CPMI. “É uma derrota do governo. Davi segurou por quase quatro meses [a CPMI]. O governo teve quatro meses para se articular e perdeu”, disse uma pessoa ligada ao senador. Outro aliado acrescentou: “Davi fez os gestos suficientes e, mesmo assim, o governo não teve articulação”.

Segundo os relatos, o resultado surpreendeu parlamentares da base governista, que contavam com a condução de Aziz. A eleição, tradicionalmente simbólica, precisou ser feita nas cabines de votação por falta de acordo.

 

Após assumir a presidência, Carlos Viana rejeitou a indicação feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a relatoria. O senador escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) para o posto.

 

A vitória de Viana foi articulada pela oposição a partir da noite de terça-feira (19), quando integrantes do PL avaliaram que havia votos suficientes para reverter o comando da comissão. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), se reuniu com Viana durante um jantar e consolidou o acordo.

 

Sóstenes e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), ligaram para membros da CPMI durante a madrugada pedindo apoio. A movimentação ocorreu sob sigilo para evitar que o governo percebesse a manobra e alterasse nomes da comissão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes