segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesWalter Alves lidera missão a Portugal que visa nova rota para o...

Walter Alves lidera missão a Portugal que visa nova rota para o Porto de Natal

O vice-governador Walter Alves lidera esta semana uma missão internacional do Governo do RN  em Portugal, com compromissos no território da Arrábida, que engloba os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra; e também na Bolsa de Turismod e Lisboa.

A missão dá continuidade ao acordo firmado em novembro de 2024, quando foi assinado um Protocolo de Intenções para cooperação entre o RN e a região portuguesa. Nesta terça-feira (11) será assinado o acordo de cooperação que estabelecerá uma rota entre o Porto de Natal e o Porto de Setúbal.

O vice-governador Walter Alves ressaltou a importância da missão para o desenvolvimento econômico e logístico do estado. “A parceria com a região da Arrábida é histórica e extremamente estratégica. O Rio Grande do Norte tem muito a aprender e grandes oportunidades a explorar nesse intercâmbio. Um dos pontos chave será a cooperação com o Porto de Setúbal, que pode impulsionar o desenvolvimento do Porto de Natal e, consequentemente, fomentar o crescimento da nossa economia, gerando mais empregos e renda para a nossa população”.

Walter Alves também enfatizou que esta missão marca o início de uma parceria duradoura. “Nosso objetivo é que esta missão seja lembrada no futuro como um modelo de cooperação internacional que trouxe benefícios concretos para a qualidade de vida da população potiguar”.

Primeiros encontros e debates estratégicos

A agenda oficial teve início na manhã desta segunda-feira (10), em Sesimbra, onde a comitiva foi recebida pelos presidentes das câmaras municipais e conheceu o principal porto pesqueiro da região.

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco de Jesus, destacou o potencial da cooperação entre os dois territórios. “Esta agenda promove significativamente o Território Arrábida e, através da cooperação institucional, abre portas para a criação de riqueza e desenvolvimento entre os povos de Portugal e do Brasil”.

A delegação potiguar conta com a participação de autoridades do governo estadual, como a secretária de Turismo, Marina Dias Marinho; o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha; a subsecretária de Políticas e Gestão Turística, Solange Portela; e o secretário adjunto da SEDEC, Hugo Fonseca; além de representantes do setor produtivo e institucional, incluindo o diretor-presidente da CODERN, Paulo Henrique Macedo; o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso; representando a Fecomércio e o Hotel Escola Barreira Roxa, Celso Paiva, o deputado estadual Hermano Morais; e a prefeita de Baía Formosa, Camila Melo.

Áreas prioritárias da cooperação

A missão potiguar se concentrará no fortalecimento de parcerias e investimentos em setores como:

– Turismo: promoção do turismo sustentável, valorização do patrimônio natural e adesão de Baía Formosa à Associação das Mais Belas Baías do Mundo.

– Infraestrutura: desenvolvimento de projetos portuários e logísticos, com destaque para a expansão do Porto de Setúbal e melhorias na acessibilidade ferroviária e aeroportuária.

– Sustentabilidade e Meio Ambiente: parcerias para a transição energética, produção de combustíveis verdes e soluções tecnológicas para gestão hídrica e saneamento.

– Educação e Capacitação Profissional: intercâmbio entre instituições de ensino para qualificação profissional e desenvolvimento de pesquisas conjuntas.

– Pesca e Agricultura: cooperação comercial para valorização da pesca sustentável e fomento à produção agrícola, com a possibilidade de novas rotas de exportação da produção da fruticultura potiguar e de vinhos e azeites portugueses entre os dois territórios.

Arrábida: território para novas oportunidades

A Arrábida, região de grande relevância histórica e ambiental, será o cenário das discussões, aproveitando seu potencial geoestratégico e sua forte conexão com setores como turismo, economia azul e desenvolvimento sustentável.

Com essa missão internacional, o Governo do RN reafirma seu compromisso em ampliar parcerias globais para impulsionar o crescimento econômico do estado, promovendo intercâmbios comerciais, novas oportunidades de investimento e fortalecimento dos setores produtivos potiguares.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes

Taxa Selic a 15%: como pode?

NOTAS DA REDAÇÃO

CULPA