sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesOAB demonstra preocupação com projeto de Allyson que mina autonomia de procuradores

OAB demonstra preocupação com projeto de Allyson que mina autonomia de procuradores

A subseccional de Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu nota em que aponta a ausência de discussão necessária para aprovação do Projeto de Lei n.º 37/2024 enviado para a Câmara Municipal pelo prefeito Allyson Bezerra (UB) que altera a estrutura da Procuradoria Geral do Município.

 

A proposta é considerada um retrocesso para os procuradores porque permite que o prefeito indique cargos comissionados para as instâncias fiscalizadoras.

 

A OAB/Mossoró pede que a tramitação do projeto seja suspensa para que a proposta seja mais discutida.

NOTA INFORMATIVA

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Mossoró, no exercício de sua missão de defesa da advocacia e do Estado Democrático de Direito, vem a público manifestar sua posição quanto ao Projeto de Lei n.º 37/2024, que propõe alterações à Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Município e ao Estatuto dos Procuradores do Município de Mossoró.

 

Após análise inicial das questões levantadas pela Associação dos Procuradores Municipais do Rio Grande do Norte (APROMURN) e pela Comissão dos Aprovados no último concurso para o cargo de Procurador do Município, por meio de Ofício encaminhado neste dia 17 de dezembro de 2024, identificam-se possíveis inconstitucionalidades e violações de prerrogativas funcionais e normativas que exigem maior cautela e atenção.

 

Essas alterações, além de impactarem diretamente a advocacia pública, podem comprometer a força técnica e a independência dos advogados que integram os quadros da Procuradoria Municipal, pilares fundamentais para o funcionamento ético e eficiente da administração pública.

 

Em respeito à tripartição dos poderes e visando garantir a segurança jurídica, a OAB Mossoró manifesta sua preocupação com a tramitação acelerada do referido projeto, sem diálogo prévio com os diretamente interessados, incluindo os procuradores municipais e os advogados recém-aprovados no concurso público.

Dessa forma, opinamos pela suspensão da votação do Projeto de Lei n.º 37/2024,com o objetivo de viabilizar uma análise técnica mais aprofundada, assegurando que as alterações legislativas sejam realizadas de forma democrática, constitucional e com pleno respeito às prerrogativas da advocacia pública.

 

Reiteramos nosso compromisso com a defesa da advocacia e da sociedade, permanecendo atentos à evolução desse tema e à construção de soluções que preservem a autonomia e a independência técnica dos procuradores municipais.

 

OAB Subseccional de Mossoró – RN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes