domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesDNIT adia pela terceira vez entrega de desvio em trecho da BR-304

DNIT adia pela terceira vez entrega de desvio em trecho da BR-304

Mais uma vez o DNIT adiou a entrega do desvio na BR-304, que está interditada desde o final do mês de março, na altura do município de Lajes, após fortes chuvas que caíram na região. A liberação do desvio, prevista para esta quarta-feira (15), foi cancelada pela terceira vez. Em nota, o órgão diz que vai realizar a entrega “nos próximos dias”, mas prefere não fixar uma data. Contudo, durante audiência pública na Assembleia Legislativa, o chefe do Serviço de Planejamento e Projetos do DNIT/RN, Francisco Igor Nunes, disse que o acesso ficará pronto até a próxima sexta (17).

A declaração foi dada na tarde dessa terça-feira (14), ocasião em que ele também disse que essa obra emergencial custará R$ 6.169.202,19. “A expectativa nossa é de que na próxima sexta-feira a gente consiga construir o serviço e abrir para o tráfego, em função da capacidade de execução é uma estimativa que a gente faz, esperamos que não chova e acredito que a gente consegue cumprir esse prazo”, declarou.

O motivo do atraso continua sendo em razão do clima, que estaria interferido na conclusão da obra. “O DNIT informa que o cronograma de conclusão do desvio está sendo revisto devido às condições climáticas. A expectativa da autarquia é de concluir o serviço nos próximos dias”, diz a nota do órgão.

A construção começou em 3 de abril, três dias após o km 203,5 da BR-304/RN, em Lajes, ser interditado. A previsão inicial era de que o desvio, de cerca de 500 m, fosse feito em 15 dias, sendo entregue, portanto, em 18 de abril. Mas não ocorreu.

Uma semana após essa data, o DNIT informou que a obra estava 50% executada e, naquela ocasião, sendo instalada a tubulação do bueiro que vai garantir o fluxo do riacho Bom Fim. Também disse que a conclusão dos serviços estava condicionada “a condições climáticas favoráveis, uma vez que o excesso de chuva dificulta a colocação de material do pavimento. Contudo, a expectativa é de que o desvio já esteja operando na primeira quinzena de maio”, divulgou o órgão naquele momento.

Esse prazo foi modificado e o a autarquia acreditou que poderia adiantar a entrega. Empolgada com essa ideia, após uma reunião com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, em Brasília, no dia 6 de maio, a governadora Fátima Bezerra, anunciou que a nova data seria o dia 10, sexta-feira passada. “Existia a expectativa de se antecipar a conclusão, mas as condições climáticas não foram favoráveis. Permanece o prazo inicial: o final da primeira quinzena de maio”, justificou. O prazo não foi cumprido.

O órgão diz que quando finalizado, o desvio terá 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura (incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada) em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A camada de CBUQ terá sete centímetros de espessura, garantindo aos usuários mais segurança ao trafegar e possibilitando a passagem de veículos pesados.

A pista é provisória. Será utilizada enquanto a travessia da rodovia que cedeu não for feita. Após isso, será aproveitada como parte do canteiro de obras para a execução da nova ponte. A ponte a ser construída vai substituir a estrutura que colapsou no final de março em decorrência das fortes chuvas.

Para esta obra principal, o anteprojeto para contratação emergencial de empresa que vai construí-la está em análise pela equipe técnica da autarquia. Após a aprovação do anteprojeto, será dado início ao processo de contratação de empresa para a obra, no 2º semestre. “Importante esclarecer que a nova estrutura terá conformações diferentes da travessia que colapsou, visando elevar a capacidade de vazão”, diz.

Desde o final de abril, um desvio construído em propriedade privada, nas proximidades da ponte, tem desafogado o tráfego na região. Quem prefere não usar essa alternativa, pode trafegar por rotas alternativas, como a Estrada do Óleo. A orientação é que os motoristas que seguem no sentido Natal-Mossoró utilizem a BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando a BR-304, em direção a Mossoró. Uma segunda rota, pega a BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Já quem vai no sentido Mossoró-Natal, a sugestão é sair pela BR-304/RN e acessar a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau. Depois, ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal. Numa segunda rota sai da BR-304/RN, acessa RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN. Outra opção é utilizar a BR-110/RN e pegar a BR-226/RN até Natal.

Tribuna do Norte

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes