segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesZenaide Maia anuncia lançamento de Frente Parlamentar da Vacina

Zenaide Maia anuncia lançamento de Frente Parlamentar da Vacina

Agência Senado

 

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou em pronunciamento na quarta-feira (3) que o fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações é pilar central na promoção e prevenção de saúde no Brasil e precisa ser uma das pautas centrais do Congresso Nacional. Ela destacou o lançamento da Frente Parlamentar da Vacina, criada no Congresso Nacional por iniciativa do deputado federal Daniel Soranz (PSD-RJ). O objetivo é colocar em pauta temas fundamentais para a saúde da população, como a recuperação da alta cobertura vacinal que o país já teve e o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. Zenaide apontou a importância da imunização para a saúde pública e criticou campanhas contra a vacinação, implementada por negacionistas.

— O que é que está acontecendo no Brasil? Uma campanha negativa contra as vacinas. E nós, que fomos exemplo, para o mundo todo de vacinação – porque chegamos a até 100%, com o calendário vacinal público, gratuito, mais completo do mundo. Hoje, estamos nos vendo em uma situação com o risco de voltar a poliomielite, que já era erradicada, o sarampo, a catapora, a difteria, que a gente chama no interior de crupe, que mata as pessoas. E disso nós tínhamos que dar visibilidade para a população — ressaltou Zenaide.

A senadora sugeriu campanhas rigorosas e contínuas, além de cobrança ao Poder Executivo para a realização de campanhas de vacinação.

— Eu queria lembrar aqui que o que mais aumentou a vida média do ser humano no mundo, não só no Brasil, foram vacinas e água tratada. Então, gente, faço um apelo, aqui. Chamo a atenção dos pais, mães e responsáveis. Faço uma pergunta, porque esta é uma Casa de leis, de juristas: se eu sou uma mãe, um pai ou um responsável e, mesmo sabendo que, se meu filho não for vacinado, pode ir a óbito, morrer, ou ficar com sequelas para o resto da vida… Eu me pergunto: isso não é abandono de incapaz? Porque a criança, por mais que eu seja mãe, não tenho o direito de não vacinar e de definir se ela vai adoecer ou vai ficar com sequelas — disse.

A senadora fez um apelo aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes.

— Chamo a atenção dos pais, mães e responsáveis. Faço uma pergunta, porque esta é uma Casa de leis, de juristas: se eu sou uma mãe, um pai ou um responsável e, mesmo sabendo que, se meu filho não for vacinado, pode ir a óbito, morrer, ou ficar com sequelas para o resto da vida… Eu me pergunto: isso não é abandono de incapaz? Porque a criança, por mais que eu seja mãe, não tenho o direito de não vacinar e de definir se ela vai adoecer ou vai ficar com sequelas. (…) Então, pais, mães e responsáveis pelas crianças, ou por vocês mesmos, ou pelos próximos, vacinem-se e vacinem os seus filhos, porque eles são incapazes de definir isso.  — observou.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes