Macau

Deus nos acuda
A população de Macau foi às ruas na tarde da última quinta-feira (22) protestar contra a falta d’água pela qual o município vem passando nos últimos vinte dias. O movimento popular, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, saiu de frente à Câmara Municipal e terminou em frente ao escritório local da Caern, onde um manifesto com milhares de assinaturas foi entregue ao responsável pela estatal no município.

Mais do mesmo
Apesar da colocação de uma motobomba para captação flutuante no sistema emissor da Alcanorte, em Pendências, a falta de água ainda tem sido constante, principalmente nos bairros Ilha de Santana, Cohab e nos Distritos de Barreiras e Diogo Lopes. Outro ponto abordado foi a qualidade da água que está com alto grau de salinidade.

Iniciativa
Na quinta-feira, 22, aconteceu o seminário “Programa Água Nossa”, realizado pela Prefeitura de Macau, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil com o Igarn. O objetivo do seminário foi trabalhar a formação de agentes multiplicadores, através de alunos das escolas do município na preservação da água e no seu uso racional. O evento reuniu professores e representantes de entidades no teatro do Complexo Padre Penha.

Outubro Rosa
Estimulando a prevenção do câncer de mama, a Unidade de Saúde da Ilha de Santana realizou palestras com orientação nutricional, a partir de alimentos que ajudam ao combate ao câncer e ainda sobre sexualidade e autonomia feminina com uma psicóloga e uma assistente social. Direitos da Mulher com Câncer também foi tema do ciclo de palestras que abordou a prevenção do câncer bucal com a participação de um dentista.

Aplaudimos
A festa social alusiva aos 80 anos de Baixa do Meio não será feita ou patrocinada pela Prefeitura de Guamaré, mas sim por uma empresa privada. Dentro dos festejos de fundação da comunidade, a programação aconteceu na última sexta-feira (23) e sábado (24), na praça de eventos no largo do estádio O Pajezão.