Notas da Redação

PRECIPITAÇÃO
A constante mudança de legendas por parte de alguns vereadores pode ser precipitada. No próximo ano, teremos as primeiras eleições proporcionais sem possiblidade de coligação. O partido político escolhido poderá ser fundamental para a eleição ou reeleição dos candidatos.

ALTERAÇÕES
A eleição municipal de 2020 será realizada no dia 4 de outubro. Assim, em atenção ao princípio da anterioridade eleitoral, o Congresso Nacional tem até o dia 3 de outubro de 2019 para promover qualquer modificação legislativa, o que parece tecnicamente inviável.

PETROBRAS
Os desinvestimentos da Petrobrás no RN afetou a economia local, sobretudo a de Mossoró. Na reunião dos governadores do Nordeste, em Natal, foi decidido procurar o presidente da estatal e o ministro das Minas e Energia para buscar alternativas para o problema.

DEMISSÕES

rui costa governador bahia

Para o governador da Bahia, Rui Costa (PT), esses desinvestimentos provocarão mais demissões, colocando em risco o emprego e a renda e, até mesmo, a comercialização de derivados de petróleo na região Nordeste.

LIBERAÇÃO
Em uma rápida reunião de trabalho com a governadora Fátima Bezerra, o vice-presidente da República, genereal Hamilton Mourão, assegurou a liberação de R$ 80 milhões, que já estão empenhados, mas cujo repasse estava “travado” pelo Governo Federal.

LULA
A Justiça Federal em São Paulo rejeitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula e seu irmão Frei Chico, por falta de pressuposto processual e justa causa para a abertura da ação penal.

APLAUSOS
O Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi aplaudido por empresários presentes ao Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Natal ao afirmar que o Brasil não é mais um país protecionista, e privilegia a abertura comercial por meio dos acordos de livre comércio.

INCÊNDIOS
O Rio Grande do Norte também entra no mapa dos incêndios. Ontem, o Corpo de Bombeiros atendeu a quatro ocorrências de incêndio ambientais, nos municípios de Patu, Caicó, Currais Novos e dois nas proximidades de Pau dos Ferros.

HOTEL
Apesar da crise enfrentada pelo Rio Grande do Norte, sem que seus representantes políticos consigam um direcionamento melhor para o futuro, em Natal, dedica-se tempo exagerado na discussão sobre manutenção ou demolição das ruínas do que foi o Hotel dos Reis Magos.

TRABALHADOR
Até hoje, governos de direita ou de esquerda, terminam sacrificando o trabalhador para a obtenção de metas econômicas. No governo atual, a Ministério da Economia estuda a possibilidade de autorizar o congelamento do salário mínimo em situações de aperto fiscal.

FORUM
No próximo dia 27 de setembro será realizado, em Natal, o Fórum Regional de Discussão da Reforma Anticrime, com a participação de nomes nacionais como Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay, procuradora Thaméa Danelon e José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça.

PALESTRANTES
Além das figuras de prestígio nacional, serão palestrantes nesse Fórum renomados nomes da área jurídica locais e nacionais, como o juiz federal Walter Nunes, advogado Fabrizio Feliciano, juiz Ricardo Tinôco e procurador regional da República, Marcelo Alves.

COBRANÇA
A procuradora geral da República, Raquel Dodge encerra, hoje, o seu mandato criticada pelo ministro do STF Edson Fachin, que a acusa de haver segurado casos da Lava Jato por mais de um ano. Raquel apresentará prestação de contas sobre os dois anos de sua gestão.