A Diocese de Mossoró divulgou ontem (30), nota oficial assinada pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, contendo orientações para evitar o contágio da gripe entre os fiéis.

A Nota recomenda durante as missas:

1 – Omitir a saudação da Paz;
2 – Não rezar o Pai Nosso de mãos dadas;
3 – Distribuir a Eucaristia nas Celebrações somente sobre a mão;
4 – A comuinhão para os doentes deve se revestir de particular atenção, soboretudo nos ambientes em que acontecem as celebrações e reuniões;
5 – Manter abertos os locais e promover a maior ventilação possíbel nos ambientes em que acontecem as celebrações e reuniões;
6 – Manater em nossas sacristias álcool em gel 70%.

Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde, Sesap, informou que foram notificados 43 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no RN, sendo 38 (88,3%) com amostras coletadas e enviadas ao Laboratório Central de saúde Pública do RN.

“O vírus está circulando, estamos no período de sazonalidade, mas aqueles casos leves de síndrome gripal em que a pessoa procura um ambulatório, toma a medicação e vai para casa, esss casos não são classificados enão entram no sistema. Em termos de vigilância epidemiológica só são notificados os casos de internações por Síondrome Respiratória Aguda Grave”, declarou Wanessa Lélis, que faz parte da equipe técnica de vigilância da influenza e doenças augdas respiratórias da Sesap.

A vacinação contra a gripe foi iniciada em todo o Estado e, em Mossoró, acontece normalmente nos postos de vacinação, com grande procura por parte da população.