Reflexões Teológicas

OBEDECER!

“E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4:41)

Num mundo atual, onde as pessoas tem sido ensinada a viverem ao seu modo, sem se importante com que os outros pensam ou comentam, a palavra Obedecer perdeu o seu significado, pois a tão deseja liberdade, tonou-se uma obcecação cega, de modo que, obedecer aos pais e antigo, e mico, como os mais jovens dizem. Entretanto, obedecer significa submeter-se à vontade de outra pessoa para o seu próprio bem, respeitar suas resoluções, estar subordinado a uma força superior.  Força superior essa que tem autoridade que faz o vento se calar e o mar se aquietar.

Conta-nos a história sagrada, que as grandes forças da natureza, em uma época distante, ao ouvir sua voz ecoar obedeceu. Estavam Ele e seus discípulos no meio do mar, quando uma grande tempestade levantou-se. Para o povo que habitavam aquela região foi ensinado que os deuses do mar e do ar, estavam em guerra em meio mar. Porem ao ser acordo, ficou de pé e deu uma ordem ao vento e ao mar e houve bonança.

A chave de uma vida eficaz está em obedecer. Será que nossa geração atenderia ao chamado como fez o patriarca Abraão, ao ouvir Deus ordem que saísse do meio de sua parentela? Ou calcularíamos os riscos e os valores que receberiam em troca para obedecer? Diz as sagradas letras: “Ele não só obedeceu como também saiu sem saber para onde iria. Havia uma promessa de um lugar como herança”. E Abrão foi… (Gn 12)

Com tanta diversidade de denominações, jorrando como fonte mercadológica, como poderemos distinguir o que é obedecer a Deus? As sagradas letras, nos -ensina que o Espirito de Deus pode nos revelar sua vontade, sem dogmatismo humano e sem fanatismo religioso. Porem obedecer a Deus é estar atento a sua voz, num mundo de tantas tarefas e afazeres.

Agora vos revelo um mistério… Deus quer falar com você… Ele quer se comunicar com sua criação e mostrar o sentido da vida… de estar aqui. Eis um conselho ao meus amigos, não digo leitores, digo amigos. Pare por alguns instante e medite na palavra da vida e sentira novamente a ligação com o divino, Deus. Então você deve estar se perguntado como farei isso? leia Palavra e sinta o seu Espírito Santa falar contido no silencio do seu amor. Então saberás, quem es e o que realmente importa nesta vida.

A chave de toda vitória está em obedecer ao Espírito de Deus… no primeiro momento não dar para entender, mas adiante entendemos o propósito da ordem. Basta crê e obedecer.

Portanto, tenha confiança em seguir a ordem dada, sem olhar para trás. Certamente viram as lutas, porem a vitória é certa. Creia.

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Pastor comenta série da Netflix que aborda suicídio: “Há um trilhão de razões para viver”

2- Padre Fábio de Melo ministra na igreja de Kleber Lucas

3- Eleições 2018: ‘Evangélicos saem na frente, têm presença na mídia’, diz pesquisadora

4- Silas Malafaia apoia reforma trabalhista e parabeniza deputados; veja o que muda com a reforma

5- Homem invade igreja evangélica com facão em São Paulo

6- Após decisão judicial, CGADB recua e não empossa José Wellington Júnior

7- Diante de líderes muçulmanos no Egito, papa condena ‘violência em nome de Deus’

8- Isabelle Drummond fala sobre sua fé: “A essência da minha vida é Cristo”

9- Benny Hinn é investigado em possível fraude fiscal.

 

Tecnologia: SBT, Record e RedeTV podem lançar a sua própria Netflix

Se por algum tempo as principais emissoras de TV tentaram combater os serviços de streaming com unhas e dentes, hoje parece que elas resolveram mudar de tática. Ao melhor estilo “se não pode vencê-lo, junte-se a ele”, SBT, Record e RedeTV resolveram se unir para lançar a sua própria Netflix.

Chamada de Simba, a empresa formada pelas três emissoras está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma de streaming – batizada internamente de “Netflix brasileira” – para disponibilizar o conteúdo dos três canais, além de filmes e séries de terceiros, em um único serviço. A ideia é criar um serviço para competir com o Globo Play.

Além disso, a companhia quer unir as forças das três emissoras na guerra contra NET, Claro e Sky.

Para entender melhor, o fim do sinal analógico permitiu que as emissoras não precisassem mais disponibilizar a inclusão gratuita de seus sinais nos pacotes das empresas de TV por assinatura. As três empresas de TV por assinatura, no entanto, não querem pagar às emissoras para disponibilizar os canais em seus pacotes. Com isso, apenas Vivo e Oi possuem o direito de transmissão das emissoras da Simba.

Outro ponto curioso dessa história é saber como a plataforma da Simba vai funcionar em relação ao R7 Play, serviço de streaming da Record que custa R$ 10,90 por mês e permite assistir os programas na íntegra pelo smartphone, tablet ou computador. (Fonte: Olhar Digital)

1

_____________________________________________________________________________

 

Pesquisa afirma que maioria dos povo brasileiros quer “estar espiritualmente em paz” nos últimos anos de vida,

O sentimento é compartilhado por muitos outros brasileiros, segundo levantamento realizado por The Economist em parceria com a Kaiser Family Foundation, ONG americana que atua no setor de saúde. Nada menos que 88% dos entrevistados no Brasil acham que estar espiritualmente em paz é “extremamente” ou “muito importante”.

Nos EUA e no Japão, a prioridade é não sobrecarregar a família com os gastos com médicos e hospitais, preocupação mencionada, respectivamente, por 54% e 59% dos entrevistados. (No caso dos japoneses, a preocupação talvez inclua também os custos com o enterro, que podem facilmente chegar a US$ 27 mil.) Um terço dos italianos gostaria de ter seus entes queridos a sua volta. O Brasil é o único país em que, para a maioria das pessoas, prolongar a vida é mais importante do que morrer sem dor e sofrimento.

Algumas dessas diferenças se explicam pela religião. O Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo. Muitos desses indivíduos devem ser influenciados pela visão da Igreja, segundo a qual a vida deve ser prolongada sempre que possível, até mesmo com medidas heroicas.

No Brasil, 83% dos entrevistados dizem que a religião desempenha “papel fundamental” na maneira como eles pensam sobre os cuidados de fim de vida, contra 50% dos americanos e 46% dos italianos. No Japão, só 13% dizem que a religião tem papel decisivo em sua visão sobre o que é mais importante no fim da vida. Em outros levantamentos, a maioria dos japoneses se diz ateia ou afirma não estar formalmente ligada a nenhuma religião. Apesar disso, a ideia de “paz espiritual” tem destaque no Japão, onde ocupa a segunda posição entre as questões que mais importam quando a morte se aproxima.

Os pesos relativos que as pessoas atribuem ao prolongamento da vida e ao alívio do sofrimento na hora da morte também são impactados pela qualidade dos cuidados disponíveis, assim como pela expectativa que as pessoas têm em relação ao tratamento que receberão quando estiverem morrendo. No Brasil, para 90% dos entrevistados o sistema de saúde do país é “razoável/ruim”, ao passo que nos três outros países essa proporção fica entre 54% e 61%. Embora sua Constituição assegure o acesso universal e gratuito à saúde, os brasileiros sabem que a realidade não é bem assim.

Mesmo antes da profunda recessão econômica, que já se estende por três anos, os serviços de saúde do país eram, de forma geral, precários. Mais recentemente, com os hospitais de grandes cidades, como Rio de Janeiro, passando dificuldades financeiras, pacientes têm morrido nos corredores.

Nos EUA, na Itália e no Japão, os entrevistados com ensino superior são os que mais tendem a concordar com a afirmação de que os médicos deveriam se preocupar mais em aliviar o sofrimento do que em prolongar a vida dos pacientes terminais. Indivíduos com escolaridade mais elevada também acham que os pacientes e seus familiares deveriam ter participação mais determinante nas decisões sobre cuidados de fim de vida.  (Fonte: Estadão)

 

AMOL (Academia Mossoroense de Letras)

Em uma noite linda a AMOL empossou o seu mais novo imortal.

2  3

 

A.D. MOSSORÓ – RN, REALIZARÁ

4

 

A.D. MOSSORÓ – RN, PROMOVE

5

 

SEMPRE DE FÉ

6

Sempre sinto saudade do bom pastor e amigo que é pastor Miranda. Homem de fé e bondade.

A SAUDÁVEL CONVIVÊNCIA RELIGIOSA

7

Da esquerda para direita pastor Almir da igreja adventista do sétimo dia, padre Guimarães, Padre Sátiro e o teólogo Ricardo Alfredo. Assim deve ser as religiões que buscam a Deus… vida de respeito mútuo e paz. Parabéns meus irmãos.

 

MOMENTO COM A FAMÍLIA

O pastor Elumar Pereira tem dado aulas profundas e inteligentes sobre família. Eu o conheço desde da minha terna infância, sempre foi um homem bom e justo e tudo que ele falar é o que ele vive. Poucos são aqueles que tem a firmeza da fé do pastor Elumar Pereira.

 

Foto: blog do Paulo Martins
Foto: blog do Paulo Martins

 

Na minha infância e adolescência na igreja, todos os rapazes e moças tinham e ainda tem o pastor Elumar e a sua esposa a irmã socorro como modelo e hoje em nossos dias de adultos ainda temos esse casal como modelo de respeito e amor. Parabéns meus queridos irmãos.

 

AO AMIGO E IRMÃO MILTON

Existe uma palavra somente na língua portuguesa que expressa um sentimento de alegria ou de tristeza. Todos em algum momento da sua existência sentirá. Palavra de seis letras que pode cortar o coração ou acalmar alma… saudade… sentimento humano divino. Saudade, magia da alma que voa livre em sonho.

Saudade é aquela dor no peito, aquela vontade de ver de novo, de estar perto, de ouvir sua voz. Saudade, deixa o coração apertado, lembrando de alguém que partiu.

Saudade nos faz rever o passado e confrontar o futuro em busca de uma resposta. Sim, sentimos saudade de quem amamos, de que aprendemos admirar. Com quem aprendemos a caminhar junto.

Na minha saudade… Lembro-me do seu sorriso manso, de sua voz suave, de seus conselhos orientadores, de sua passada firme como quem desbrava a eternidade num pisar do solo

Assim era o nosso bom amigo e irmão, que sorriu para eternidade, sendo convidado pelo criador. Certamente o rei universal precisava de seus préstimos na eternidade e assim num convite lhe tirou do seio dos que o amava.

As lagrimas rolam… é o sentimento da saudade doída que não sabemos como resolver, como estancar, pois causa um vazio silencioso lá dentro da alma, é como se o ar tivesse partido e reunido forças buscamos respirar.

Saudade nos faz caminhar pela vida carregando a ausência dentro do coração. É como fotografar as lembranças e recordações imprimidas na alma. Saudade é como um arquivo no fundo do coração.

Somente ela, a saudade, nos surpreende como seu sopro de eternidade vida e ensinada.

Partiu sorrido, e nos deixou sentido saudade. Ouviu onde pouco ouviriam a voz do eterno a diz: “Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo. Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes. (Mt 25: 34-35).

ACJUS

9

10

11

PARTIU PARA ETERNIDADE

 Mossoró chorou a morte do seu ilustre filho adotivo, o meu amigo e irmão Milton Marques.

12

“As pessoas que amamos não morre. Apenas parte antes do combinado”. (Teólogo Ricardo Alfredo)