250 artesãos participarão dos estandes do Governo do RN na 24ª edição da Fiart
Os estandes do Governo do RN, na 24ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), vão beneficiar 250 artesãos potiguares, selecionados por meio de edital. A Fiart é uma das maiores feiras de artesanato do estado e acontece de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal. A iniciativa é apoiada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas, com recursos do Governo Cidadão.
A seleção dos artesãos se deu por meio de edital, publicado em janeiro, e foi realizada por uma comissão especial, composta por membros do Programa Estadual de Artesanato, Economia Solidária, Fundação José Augusto, Federação da Economia Solidária, Fórum de Economia Solidária e Sebrae.
“Essa comissão especial foi designada para garantir maior transparência na seleção dos artesãos, prezando pelos princípios da impessoalidade e moralidade. Além disso foi uma forma de garantir a seleção do maior número de artesãos de diversas tipologias”, explica a titular da Sethas-RN, Iris de Oliveira.
Foram selecionados artesãos individuas, de cooperativas e associações, Economia Solidária e artesãos da Central de Agricultura Familiar (Cecafes). Todas as tipologias do nosso artesanato estarão presentes na feira.
Este ano a Fiart terá como tema: “Água, terra, fogo e ar. Dos quatro elementos, o talento cria o futuro”. O evento será dividido em seis salões especiais: Elementos, Bordados, Arte Popular, Cerâmica, Cestaria e Salão Nacional. Haverá também premiação para melhor peça de artesanato de cada salão. Haverá também o 17º Festival de Danças Folclóricas com a participação de 930 artistas e 69 grupos culturais.
A lista com os artesãos selecionadas pode ser consultada no Diário Oficial do RN desta quinta-feira (17). Para garantir a participação, todos os selecionados deverão comparecer à reunião geral no dia 22 (terça-feira), às 10h, no auditório da Emater-RN.