Notas da Redação

Amélia_CHORO-1

DESABAFO
Para alguns foi um desabafo inoportuno e Amélia, primeira dama do município. Para outros, um sinal de desespero pelos sinais de inviabilidade político-eleitoral. De uma forma ou de outra, significou o rompimento do prefeito Francisco José, com o governador Robinson Faria. (https://www.facebook.com/franciscojose.silveira/videos/10202101648780070/)

GOVERNADORIA
Entre os aliados do governador, a carta-pronunciamento de Amélia foi um descontrole emocional de quem não está acostumado com as procelas políticas. Robinson avisou que não a receberia em audiência e exigiu retratação por parte do prefeito Silveira Júnior.

VAIA
A vaia recebida pelo prefeito na procissão de Santa Luzia em 2015 não sai da memória. No facelive de Amélia ela ainda reclamou que Robinson abandonou o marido retirando-se do patamar da Igreja durante esse episódio.

OFICIALIZAÇÃO
É possível que o prefeito tenha autorizado a esposa a colocar as cartas do rompimento na mesa. Há tempos que ele próprio e seus secretários criticam o governador responsabilizando-o pelo desgaste da administração por não repassar os recursos destinados à Mossoró.

TERCEIRIZADAS
Entre as dificuldades está o pagamento aos trabalhadores terceirizados que, ao que tudo indica, não receberão o pagamento até o final do mês, véspera das eleições. Os prejudicados temem que seus salários só sejam pagos na próxima administração municipal.

MULTAS
Apesar da proibição pela lei eleitoral candidatos estão divulgando resultado de pesquisas eleitorais sem registro, sobretudo nas redes sociais. Exemplos se repetes em vários municípios e, nos últimos dias, foram observados em Mossoró, Assú e Areia Branca.

DOIDO
Faz pouco tempo que a justiça puniu responsáveis pela manutenção do “Blog do Paulo Doido”. Na campanha atual está havendo a tentativa de ressuscitar esse instrumento nas redes sociais, mas a justiça eleitoral determinou que o Facebook identifique os responsáveis por blog semelhante, também anônimo, com ataques à candidata Rosalba Ciarlini.

DESISTÊNCIA
Pelas redes sociais o vereador Heró Silva, PTC, comunicou sua desistência em tentar a reeleição para o cargo. Heró faz parte da base aliada do prefeito Francisco José e a retirada do seu nome prejudicará a coligação que tem Celso Lanches, Manoel Bezerra e Zé Peixeiro.

ADUTORA
Pelo Facebook, o governador Robinson Faria anuncia a entrega do projeto da adutora de Caicó. A obra vinha sendo licitada pelo governo mais o Ministério da Integração determinou que fosse suspensa pelo governo e entregue ao DNOCS.

FINANCEIRO
Entre os três principais candidatos que disputam a prefeitura de Mossoró a coligação que apoia Rosalba Ciarlini é a que tem contado com menos recursos financeiros, o que não vem prejudicando seu favoritismo demonstrado até o momento.

MÁQUINA
O prefeito Francisco José utiliza a máquina administrativa, mas tem contra ele o desgaste que se traduz em rejeição elevada. Os terceirizados, com seis meses sem receber seus salários e o 13º salário de dezembro de 2015 estão trabalhando contra essa candidatura.

TIÃO
O candidato Tião Couto é o que conta com a maior força do capital financeiro, mas tem dificuldades em penetrar junto ao eleitor da periferia, sobretudo o bairro Santo Antônio que sempre se mostrou o principal reduto de Rosalba.

MENTIRAS
Alguns candidatos a prefeito divulgam mentiras em seus programas eleitorais, facilmente detectáveis pelo eleitor. É uma prática antiga que geralmente não traz resultados positivos. O eleitor está cada vez mais exigente e consegue identificar o verdadeiro do falacioso.

STF
A decisão da ex-presidente Dilma em recorrer ao STF para anular a sessão do Senado que determinou o seu impeachment provocou a reação de algumas lideranças partidárias. PMDB, PSDB, DEM, PPS e Solidariedade que haviam combinado não entrar com mandado de segurança junto ao Supremo contra o fatiamento da votação mudaram de opinião e decidiram em contrário.

TEMOR
Os parlamentares do DEM e PSDB temem que os questionamentos no Supremo gerem dúvidas maiores, colocando em xeque a própria votação do impeachment. Os líderes pedem calma aos liderados assinalando que o momento é de reflexão para, se necessário for tomar medidas no futuro.

CRÉDITO
O TSE regulamentou a doação com cartão de crédito a partidos e a candidatos. A responsabilidade de emissão do recibo eleitoral, origem da licitude dos recursos doados bem como o limite de doação permitido são de responsabilidade do candidato, do presidente e tesoureiro do partido político.