Notas da Redação

HRTM

RELATÓRIO
Dr. Elcias Coelho, médico e advogado, que presidiu a Comissão que analisou a situação do Tarcísio Maia faz questão de ressaltar que o trabalho da equipe foi técnico, lembrando sua condição de mineiro e sem outra vinculação específica com o Rio Grande do Norte.

CONDIÇÕES
Os servidores do HRTM trabalham em condições sub-humanas repercutindo negativamente no atendimento aos pacientes. Faltam médicos, mas existe apenas um técnico de enfermagem para cada 33 pacientes sendo impossível a administração dos medicamentos de forma correta.

HOMICÍDIOS
As mortes que ocorrem no Hospital Tarcísio Maia podem ser classificadas como crimes omissivos e caberá ao ministério público apurar a realidade dos fatos, afirma o Dr. Elcias Coelho. A situação é “verdadeiramente desesperadora”.

GREVE
Ontem, os servidores da rede estadual de saúde confirmaram início de uma greve que será iniciada na próxima quarta-feira, em t do o Estado. Entre as reivindicações cobram o pagamento dos salários dentro do mês e retorno de gratificações e mais recursos para o setor.

REAJUSTE
Os servidores da saúde estão há seis anos sem reajuste. Por outro lado, os trabalhadores terceirizados da empresa Safe estão com pagamento de salários atrasados e a empresa não cumpre com alguns direitos trabalhistas.

SINECURA
Por sua vez, a nova secretária de Saúde, Dra. Eulália Alves pretende publicar situação desconfortável para cerca de 130 médicos do quadro da Secretaria, que ganham entre R 6 mil e R$ 10 mil e que não estão dando expedientes e plantões.

LIMITES
Para quem iniciaram a campanha com troca de favores e contratação de chefes comunitários, é importante estar em dia com as instruções do TSE, sobretudo no que se refere às prestações de contas que serão feitos pelo candidato e pelo partido e não mais pelo comitê financeiro.

INQUÉRITO
A Secretaria Estadual de Segurança Pública abriu inquérito par apurar o desaparecimento de armas que desapareceram do seu estoque e que seriam doadas à Guarda Municipal de Natal. Quer saber os responsáveis por 11 revólveres de dentro do Comando da Polícia Militar.

PP
O Partido Progressista, em Mossoró, reuniu o deputado federal Beto Rosado, a ex-governadora Rosalba Cirarlini e o ex-deputado Betinho Rosado com os candidatos a vereador pelo PP. Além do atual vereador Francisco Carlos, outros nomes foram apresentados como pré-candidatos.

PROPINA
Além do ministro Geddel Vieira, na mira do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro Mendonça Filho poderá ser denunciado por haver recebido R$ 100 mil de ajuda para sua campanha. É que, para o Procurador, ajuda significa propina.