Wilson Bezerra de Moura – Carnaval e politica há um tempo só

Dando buscas nos assentamentos escritos sobre o passado em nossa terra, em dois assuntos notáveis, carnaval e politica, na década de quarenta e inicio de cinquenta, encontramos informações ditas pelo saudoso jornalista e escritor Lauro da Escóssia em sua coluna Mossoró no Passado, que as festividades sociais da cidade Mossoroense, foram abaladas pela acirrada movimentação política não só em  Mossoró  mais em  todo Estado do Rio Grande do Norte, nesse ínterim politico foi dividida a sociedade ao ponto de dificultar até a comemoração momesca. Só com a ascensão ao Governo do Estado do político empresário Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, foi que voltou o entusiasmo por festas, inclusive os festejos carnavalescos.

Cobriu de entusiasmo o resultado politico e o Clube Ipiranga entrou em ritmo festivo promovendo movimentado carnaval que tanto serviu ao lado politico como o social ao qual se destacaram alguns blocos no espaço entre os anos 1948 e inicio de 1952, até o momento do trágico acidente aéreo  do Governador Dix-sept dando daí por diante uma pausa a qualquer festejos na sociedade. Para dizer que não houve nada festivo na cidade, a classe de motorista organizou um baile numa terça feira de carnaval, nas dependências de um salão na Rua Coronel Vicente Saboia numa homenagem ao associado Jorge Pereira Borges.

O Clube Ipiranga na verdade não abriu suas Portas aos festejos carnavalescos mais os blocos de Rua resolveram desfilar. Saíram os blocos Pimpões sobre o comando de Omar Paulista, tendo como figurante Dudeca, Marquinho e Cicero Cabeludo. O Bloco Guarani, com José Cassiano, Manoel Miguel, Francisco Marques e Luiz Ibiapino como baliza. O Bloco Salinista, que pertencia ao pessoal do Sal, comandado por Antônio Tenório, finalmente o Bloco Baraúnas comandado pelo ex-vereador Expedito Mariano de Azevedo, o conhecido Expedito Bolão.

Apesar da controvérsia dos acontecimentos nesses trágicos dias como foi o caso da morte inesperada do Governador Dix-sept Rosado a sociedade Mossoroense reagiu ao impacto e fez movimentar parte de seu povo não deixando em completo abandono os festejos sociais, mesmo constrangidos aproveitou alguns momentos alegres.