quarta-feira , 20 de setembro de 2017
Home / Opinião / Reminiscências / Wilson Bezerra – Brizola e Dorian traçam rumos na política

Wilson Bezerra – Brizola e Dorian traçam rumos na política

As controvérsias politicas antes do movimento de 1964 construíram importantes valores humanos que através da atuação em defesa de um ideal, trouxe modificações no sistema democrático brasileiro que contribuiu para modificar a visão politica nacional.

Foi o que entendemos na defesa dos princípios da igualdade politica, social, econômica acima de tudo, a democracia em ameaças no futuro ao estabelecer radicalização de um regime de extrema direita.

Os ideais socialistas buscavam não só garantia coletiva a uma sociedade progressista mais combater com altivez e segurança a dominação de uma politica invasora de capitais estrangeiros arrochada da administração pública do País.

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola, firma-se como forte liderança, se junta ao ex-presidente João Goulart no combate a todas as mazelas que destruíam a nação brasileira.

Mossoró num dado momento dos anos de 1980, recebeu a visita do líder nacional Leonel de Moura Brizola que veio fundar na cidade a agremiação por ele dirigida no País, o Partido Democrático Brasileiro o PDT.

O jornalista Dorian Jorge Freire foi autêntico defensor dos ideais democráticos e  conviveu por alguns anos na imprensa  no Sul  do País. Foi nessa cidade Mossoroense anfitrião do Brizola.

No encontro reviveram temas passados da politica desde quando Brizola era Governador no Rio Grande do Sul, São Borja, terra de grandes vultos da politica brasileira, entre estes, o próprio Brizola, os ex-presidentes João Goulart Getúlio Dorneles Vargas.

Em entrevista concedida e publicada na edição de O Mossoroense de março de 1980, Dorian Jorge Freire, repassa aos Mossoroense os ideais de uma politica voltada aos interesses da região Nordeste, da democracia brasileira, enfatizando aspectos de ordem econômica do mundo inteiro, em especial quando da expansão do capitalismo estrangeiro e suas consequências à prevalência de uma vida de um povo amordaçado por forças externas na politica e na economia.

Fato marcante para Mossoró, esse exato momento da passagem do Leonel de Moura Brizola, expoente da politica nacional, foi à fundação do PDT que até os dias atuais cumpre seu papel como defensor das justas causas sociais, politicas, econômicas da nação brasileira,

Aliás, ao longo do tempo Mossoró sempre tem se destacado na politica não só da região mais de modo geral, nacional e internacional até porque existe indexação dos aspectos econômicos e políticos entre potencias.