Ufersa é eleita a melhor universidade do interior do Norte Nordeste

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) subiu três posições no ranking nacional de qualidade das instituições de ensino superior, divulgado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Ufersa ficou com Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo de 3,55 e IGC faixa de conceito 4 (numa escala que vai de 1 a 5), saindo da 32ª para a 29ª posição nacional. Em termos regionais, a Ufersa permanece como a melhor universidade do interior do Norte Nordeste e a 5ª melhor de todo o Nordeste.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Esse cálculo é realizado anualmente e leva em conta aspectos como a média dos Conceitos Preliminares de Curso do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição.

O IGC também usa a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. O Índice usa as notas do Enade como parâmetro.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, comemorou o avanço da Ufersa no IGC nacional e agradeceu o empenho de todos que lutaram por mais essa conquista.

“Estamos muito felizes com mais esse resultado positivo para a nossa instituição. Isso se deve ao empenho da gestão, pró-reitores, diretores de centro, chefes de departamento, coordenadores de curso, docentes, técnicos administrativos e alunos. Todos são responsáveis por esse avanço que nos motiva a trabalhar para alcançar dados e posições ainda melhores nos próximos anos”, destacou o Reitor.

Confira o IGC das Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.