Ufersa apresenta pesquisas sobre produção de mel e alimentação de colmeias a apicultores do Seridó

Apicultores e alunos do curso Técnico de Produção de Alimentos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Currais Novos foram apresentados às pesquisas desenvolvidas no Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura (Cetapis), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na quarta-feira, 06 de julho. Entre os assuntos abordados estavam formas de aumentar a produção de mel e facilitar a alimentação das colmeias em tempos de seca.

Durante a visita foram realizadas palestras e apresentados trabalhos desenvolvidos pela equipe do projeto do Centro de Capacitação Tecnológica de Apicultura (CCTA), dentre eles o da estudante de doutorado em ciência animal, Daiane da Silva, que fez uma comparação de produção de mel em colmeias criadas na sombra e expostas ao sol.

Segundo a estudante, há um aumento de 45% na produção quando as colmeias são criadas na sombra. A pesquisa ainda procura desenvolver uma dieta eficiente que supra as necessidades das abelhas e que seja de baixo custo para a manutenção das colônias em período de escassez e falta de alimento.

“A falta de alimento é um problema da região, as colmeias vão embora por esse motivo, e o intuito da dieta é conseguir uma alimentação de baixo custo e eficiente para que o apicultor possa fornecer e conseguir manter suas colônias” esclarece a doutoranda.

abelha-e1464014977452

Para o Apicultor Aderban Medeiros, a visita permitiu esclarecer dúvidas que o trabalhador possui principalmente no período de seca na região do Seridó. “Esperamos levar algumas novidades que possam melhorar nossa produção e tentar sobreviver na atividade, pois o trabalho está muito árduo neste período de seca que estamos enfrentando” comenta.

Para os estudantes do curso Técnico Integrado em Alimentos de Currais Novos, a visita serviu para se obter conhecimentos e experiências no momento em que eles entram em contato com profissionais da área.

A Fazenda Experimental Rafael Fernandes é um núcleo de referência no estudo das abelhas. A professora Kátia Gramacho foi uma das responsáveis por recepcionar os alunos. Ela mostrou a importância das abelhas para a polinização e, assim, para a produção de alimentos. A visita também serviu para estimular e chamar os jovens que estão concluindo o Ensino Médio para a pesquisa na área da apicultura.