Uern participa de pesquisa sobre os impactos da energia eólica no Nordeste

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram aprovados para integrar projeto de pesquisa sobre os Impactos da Energia Eólica no Litoral do Nordeste brasileiro. O estudo, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é conta ainda com acadêmicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de pesquisadores da Texas A&M University (EUA).

Na Uern, os pesquisadores Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho e a Dra. Márcia Regina Farias da Silva, do Departamento de Gestão Ambiental, e o Dr. José Elesbão de Almeida, do Departamento de Economia do Campus de Pau dos Ferros, devem analisar impactos ambientais e econômicos gerados pela instalação de turbinas de energia eólica no RN.

Em maio deste ano, o professor Christian Brannstrom, da Texas A&M University, passará 15 dias na Uern desenvolvendo atividades para o projeto. O pesquisador irá realizar trabalho de campo com a equipe na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, no município de Macau, e nos municípios de Galinhos e São Miguel do Gostoso, onde as instalações de parques eólicos geraram conflitos com as comunidades locais.

O trabalho dos pesquisadores dos dois países servirá para comparar a forma de planejamento e expansão dos parques eólicos e os conflitos gerados tanto no Nordeste brasileiro quanto no estado do Texas, maior produtor de energia eólica dos Estados Unidos.