quarta-feira , 13 de novembro de 2019
Home / Brasil / UBS Ildone Cavalcante realiza ciclo de palestras do Outubro Rosa
48908458421_bb66e92bde_o-678x381

UBS Ildone Cavalcante realiza ciclo de palestras do Outubro Rosa

Na manhã desta quarta-feira, 16, usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ildone Cavalcante de Freitas, no Bairro Barrocas, participaram de uma programação alusiva a Campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama e colo do útero.

Dentro da programação, as equipes da UBS se reúnem com as usuárias, todas as quartas-feiras, no início da manhã, para conversar sobre diferentes temas. O primeiro encontro aconteceu nesta quarta-feira e teve como tema “A Fé para a Cura do Câncer”.

A enfermeira Djanira Tavares, da UBS Ildone Cavalcante de Freitas, explica que as ações acontecem durante todo o mês de outubro. “Diariamente conversamos com nossas usuárias sobre a importância do autocuidado, os médicos enfatizam durante as consultas. Já nas quartas-feiras, a gente realiza um movimento mais forte, juntando a equipe e as usuárias para um momento de reflexão. Hoje conversamos sobre a importância da fé para o enfrentamento do diagnóstico ao período de tratamento”, comenta.

A primeira reunião contou com a participação de Alba Moura de Sousa, uma das usuárias da unidade, que compartilhou sua experiência de fé na luta contra o câncer de mama. “Em 2012, percebi algo estranho em minha mama ao realizar o auto-exame durante o banho e procurou a UBS, onde foi atendida e encaminhada para um especialista. Quando recebi o diagnóstico foi um impactos muito forte, eu não esperava, nem estava preparada, mas sempre tive fé que seria curada. Fiz a cirurgia de retirada da mama, as sessões de quimioterapia e de radioterapia, e agora faço acompanhamento de seis em seis meses. O apoio da minha família e dos profissionais de saúde que me acolheram foi fundamental”, relata.


A aposentada, Alba Moura de Sousa, descobriu um nódulo na mama ao realizar o auto-exame.

Para a usuária as ações realizadas pelas equipes da UBS Ildone Cavalcante de Freitas são de grande importância para chamar atenção das mulheres e conscientizar.

A diretora da UBS, Alana Elisa, ressalta que as ações de conscientização são intensificadas durante o Outubro Rosa, mas que ao longo de todo o ano a equipe orienta as usuárias e realiza exames preventivos nas segundas, terças e quartas, realizam a marcação de mamografias. “Esse trabalho de combate ao câncer de mama e colo do útero é realizado de forma constante junto as nossas usuárias. No entanto, durante o Outubro Rosa teremos momentos especiais com palestras, ações educativas, orientações tudo de forma mais intensiva para chamar atenção para a importância de se cuidar, de fazer o auto-exame e procurar o médico regularmente”, conclui.

 

Portal Prefeitura