TRT-RN empossa novos dirigentes para o biênio 2017/2019

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) empossa na segunda feira, 09 de janeiro, os novos dirigentes que irão administrar a Justiça do Trabalho Potiguar pelos próximos dois anos, no biênio de 2017 a 2019.

Eleitos por unanimidade, a desembargadora Maria Auxiliadora de Barros Medeiros Rodrigues será empossada como presidente e corregedora do tribunal. Já o desembargador Bento Herculano Duarte Neto tomará posse como vice-presidente e ouvidor do Regional.

A solenidade de posse será realizada no Centro de Convenções, Avenida Dinarte Mariz, S/Nº, Via Costeira, em Natal, às 10h30.

Maria Auxiliadora Barros Medeiros Rodrigues

Maria Auxiliadora Barros Medeiros Rodrigues nasceu em 14 de março de 1964. Graduou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1987. Possui especialização em Filosofia do Direito, em Direito Civil II (Responsabilidade Civil) e em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Lisboa (2000).

É pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade de Lisboa (2001), em Direito Comunitário do Trabalho pela Fundação Roberto Schuman e Universidade Católica do Porto-Portugal(2002). É mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2004). Curso de Coaching no Instituto Menthes de Gerenciamento de Conflitos Pessoais e Profissionais, com ênfase na Teoria da Inteligência Multifocal. Recebeu o Prêmio da 9ª Mostra Nacional da Qualidade do Judiciário, com o Projeto “A Justiça liga para Conciliar”.

Foi aprovada em 1º lugar no concurso público promovido pela Fundação Carlos Chagas para provimento do cargo de agente de portaria Classe “a” do TRT 6ª Região (1984). Foi nomeada Assistente de Juiz Presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Natal-RN (1985). Nomeada Diretora de Secretaria da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Natal-RN (1986). No mesmo ano, foi aprovada em concurso para técnica judiciária do TRT 13ª Região.

Em 1988, Maria Auxiliadora Barros foi nomeada diretora de secretaria da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Natal-RN e foi responsável pela implantação da estrutura das Juntas de Conciliação e Julgamento da 13ª Região. Nomeada diretora de secretaria da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Natal-RN(1989). E  nomeada assessora de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (1989).

Sua carreira enquanto magistrada começou em 1990, quando foi nomeada Juíza do Trabalho Substituta do TRT da 16ª Região (MA E PI). No mesmo ano foi nomeada Juíza do Trabalho Substituta do TRT da 13ª Região (PB E RN). Em 1991, através de Resolução Administrativa fez opção para pertencer o quadro do TRT da 21ª Região. Em 1992 foi nomeada para exercer o cargo de Juíza Presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Mossoró-RN. No ano de 2000, foi presidente da 4ª Vara do Trabalho de Natal-RN.

Foi juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de Natal-RN entre 2005 e junho de 2014, quando foi nomeada desembargadora. Em janeiro de 2015, Auxiliadora Rodrigues assumiu a vice-presidência do TRT-RN.

Bento Herculano Duarte Neto

Bento Herculano Duarte Neto nasceu em Natal. É graduado em Direito pela UFRN, colando grau em janeiro de 1987. Obteve as láureas de Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais em 1992 e 1998, respectivamente, ambas pela PUC-SP. Ingressou na magistratura do trabalho aos 23 anos, em setembro de 1990, após submeter-se a concurso público perante o TRT da 13a. Região. Atualmente é juiz titular da VT de Nova Cruz-RN, e está convocado no TRT da 21a. Região desde setembro de 2002.

É professor de Direito do Trabalho da UFRN e de processo do trabalho da Universidade Potiguar, professor permanente dos cursos de mestrado e doutorado da UFPE e do curso de mestrado da UNAMA (Belém-PA). É professor honorário da Universidade de Ciências e Tecnologia de Ica-Peru, já tendo desenvolvido atividades de pós-graduação em diversas instituições, a exemplo da PUC-SP, UFPR, UFMS, UFPB, UEFS(BA), UNISINOS (RS), UniNiltonLins(AM), Mackenzie, UNIPÊ (PB), IESP(PB), UNICAP(PE), UESC(BA), AEUDF(DF), UNICEUMA (MA), CESMAL(AL), FTC(BA) e UNIT(SE).

Foi o primeiro Diretor da Escola da Magistratura do Trabalho da 21a. Região. Ocupa a cadeira n. 13 da Academia Nacional de Direito do Trabalho – patrono Segadas Vianna – sendo o seu diretor para a Região Nordeste. É membro do instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

Bento Herculano Duarte Neto publicou diversos livros, em autoria ou co-autoria, destacando-se Direito de Greve(LTr), Poderes Instrutórios do Juiz do Trabalho(LTr), Novos Paradigmas de Direito do Trabalho(Saraiva) e Manual de Direito do Trabalho (LTr). É membro da comissão de especialistas no ensino jurídico do MEC. Já publicou diversos artigos em revistas e proferiu inúmeras palestras em eventos jurídicos, no Brasil e no exterior.