Toque Esportivo – Senhora e senhores…

Além dos bons jogos que estão sendo realizados, não podemos deixar de falar em outro grande destaque que acontece na Eurocopa, disputada na França. Dentro de campo verdadeiros shows de competência tática, mostrando a mão do treinador e um comportamento coletivo dos seus jogadores, ou seja, nada de individualismo. Fora de campo o show fica por conta do torcedor e, já começa no momento dos hinos dos países das duas seleções quando o locutor do estádio diz: “Senhora e senhores, por favor, vamos nos levantar”. Todos atendem, ninguém fica sentado e, com respeito acompanham a solenidade. Então, eles, os europeus, fazem alguém impossível de ser feito? Claro que não. É tudo uma questão de educação, respeito, comportamento racional. Senhora e senhores, digo eu, não vamos falar daqueles que passam exemplos negativos berrando agressões, enquanto o hino é tocado, deixemos tudo no bom exemplo a ser seguido.

VITORIA EXPRESSIVA

Não tem o que pensar muito para definir os 3 a 0 aplicados pelo Potiguar no time do Serra Telhada, no interior de Pernambuco, foi sim uma vitória expressiva. Um passo largo em direção a classificação que inclusive pode ficar mais próxima nos próximos dois jogos, estes programados para Mossoró.

Agora, a lembrança é recente, por isso cito, não vamos esquecer que o Potiguar também teve nas mãos e, também jogando em casa, a sua classificação no segundo turno do Campeonato Estadual e, deixou escapar. Que o exemplo tenha ficado e a história não seja repetida. É o que desejamos e alertamos.

GORDO

Uma expulsão por motivo, digamos, estranho. Foi o que aconteceu com o jogador Thiago Barreiras, do Potiguar, domingo em Serra Talhada-PB. Talvez entendendo que o árbitro paraibano Eder Caxias Menezes estavam acompanhando os lances muito distante, o atleta do alvirrubro comentou que ele, o árbitro, estava gordo. Depois de ouvir o comentário Eder aplicou o cartão vermelho expulsando Thiago. Melhor seria fazer um regime.

TREINADOR

Mais uma vez o América-RN muda de treinador e, pelas contas do momento, nos seis primeiros meses do ano de 2016, este será o quarto treinador. Isso sem contar com o interino Carlos Moura. Saiu Sérgio China e volta pela quarta vez o potiguar, Francisco Diá, que ultimamente andava trabalhando no futebol da Paraíba. Nos últimos quatro jogos o América-RN perdeu três e empatou um.

GRUPO

Desta vez funcionou o grupo, o trabalho coletivo. Falo do Potiguar que vinha apresentando problemas na hora de substituir. Mas, olhando a distância, me parece que os jogadores vão absolvendo a formação tática do seu treinador e, independente de quem esteja executando, a coisa funcionou, pelo menos na última rodada do brasileiro da Série D. Vai dando liga.

CARIOCAS

Pois é, foi grande o entusiasmo dos torcedores do Flamengo que, de diferentes pontos do Rio Grande do Norte foram a Natal assistir ao clássico carioca com o Fluminense, mas a volta é que foi tão triste. Deu tricolor, 2 a 1, e a Arena das Dunas que no começo da tarde do domingo era só festa, ficou em silêncio. Em clássico, independentemente da situação dos times, não tem favorito.

VOLTANDO

Depois de dois jogos fora do Rio Grande do Norte, quando venceu o Fortaleza, 1 a 0, e empatou com o Remo, 1 a 1, o elenco do ABC retornou a Natal onde jogara na sequência do Campeonato Brasileiro da Série C. O time ganhou confiança e os jogadores queremos aproveitar os dois próximos jogos no Frasqueirão para entrar no G-4 do seu grupo. Tudo favorece para alcançar esse objetivo.

QUE os bons jogos da Eurocopa acordem a seleção brasileira.

O quadro mostra que não existe mais espaço para individualismo. É coletivo.

CERTAMENTE o estudioso treinador Tite, vai puxar para esse aspecto. Esperamos.

NÃO havendo mudança de atitude dos jogadores, é difícil mudar o quadro atual.