domingo , 16 de junho de 2019
Home / Opinião / Toque Esportivo / Toque Esportivo – Exemplo de Independência.

Toque Esportivo – Exemplo de Independência.

Setembro, o chamado “mês da pátria” para brasileiros e brasileiras que festejam no dia 7 a sua libertação, teve ou vem tendo uma comemoração especial em 2016. Por força do destino, a data comemorativa dividiu atenções recentes com a abertura dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, dando uma dimensão maior ao feriado nacional. Dito isso, destaco como exemplo de independência e digno de todas as homenagens e reconhecimentos, os atletas amputados, deficientes visuais, seja qual for a deficiência, eles nos dão grandes exemplos de superação. É mais uma prova da força do esporte, da sua importância na nossa vida e, muitas vezes, os ditos normais, não conseguem enxergar, ou simplesmente não querem. Parabéns para todos os atletas paralímpicos, vocês realmente são grandes exemplos de independência.

TUDO FECHADO NO AMÉRICA

Roupa suja se lava em casa, diz o dito popular. Será que é preciso fechar tudo mesmo? Em crise profunda, prestes a ser rebaixado para a quarta divisão do futebol brasileiro, o América-RN se fecha. Treina com portões fechados e, nada de novo apresenta em seus jogos. Agora, reúne-se a portas fechadas, com alguns “salvadores da pátria”, e ainda não conseguiu apontar saídas para o momento ruim.

Como perguntar não paga imposto, eu digo, não seria o momento de se abrir, buscar novas opiniões, sair em busca de novas alternativas? Ampliar o leque de opiniões, não no sentido de apontar culpados, e sim detectar problemas e buscar suas soluções. No campo, é certo, quando se joga na retranca, a derrota é o resultado mais próximo, ou seja, se a comissão técnica e a diretoria continuarem na defensiva, escondidos, fazendo tudo com portões e portas fechadas, vai ser difícil atacar os motivos que levaram o América ao insucesso nas últimas temporadas.

DECISÃO

Faltam mais de dez rodadas para conhecermos o campeão brasileiro de 2016 e, as equipes classificadas para a Copa Libertadores das Américas, porém, o período já é de decisão. Digo isso baseado, principalmente, no bom jogo tático que mostraram Palmeiras e Flamengo no meio de semana, principalmente o clube carioca. Faço a reserva pelo fato do rubro-negro ter jogado, praticamente o tempo todo, com 10 jogadores, já que teve um expulso logo nos 45 minutos iniciais da peleja. Mas, no geral, a competição segue indefinida. Boa temporada.

FECHANDO

Com sua vida definida em relação a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série C, o ABC fecha sua participação na primeira fase buscando apenas definir em qual posição termina. Estando inclusive no páreo para ser primeiro colocado e levar algumas vantagens para o próximo degrau rumo ao acesso. No domingo, último jogo da classificação, o alvinegro recebe o ASA no Frasqueirão em Natal.

DIFERENTE

Mais uma atitude diferente do treinador Tite, no comando da seleção brasileira. Ele é visto além dos dias dos jogos ou amistosos da equipe, ou seja, com frequência é focalizado assistindo jogos do Campeonato Brasileiro, coisa que, infelizmente, não fazia seu antecessor. Eu não lembro, pois era acontecimento raro. E mais, ele tem que procurar mesmo é no Brasil, pois lá fora já sabe com quem pode contar. Esse é o jeito certo e dirigir a seleção.

TRANQUILA

Observei uma reação tranquila do treinador Francisco Diá em relação a falação do jogador Lúcio Curió que deixou o América-RN soltando o verbo, dizendo inclusive que o técnico não sabe nada de futebol. Diá, disse que considera uma reação normal de quem sai, e foca suas atenções na busca da salvação do time do rebaixamento. E tem razão, embora a distância possamos considerar, no mínimo, falta de ética profissional do Curió.

HANDEBOL

A turma do handebol tenta reagir e não deixar a modalidade desaparecer do cenário mossoroense. Promove alguns encontros para discutir a modalidade e, lembram da etapa estadual que será disputada em quadras de Mossoró. De nossa parte, como sempre, o espaço continua aberto para divulgar e, até cobrar, quando as competições, por exemplo, Jogos Escolares de Mossoró, deixam de ser realizados sem nenhuma explicação.

NO ranking da Fifa o Brasil agora é o 4º colocado. Subiu cinco posições.

ENQUANTO o Santos retorna ao G4, o Grêmio segue em queda livre.

PRONTO, estava demorando. A pressão é para tirar Cristóvão do Corinthians.

ENQUANTO isso, Potiguar e Baraúnas ainda lutam para quitar dívidas da temporada.