Suíço vence eleição para presidente Fifa até 2019

A Fifa já tem novo presidente. Nesta sexta-feira, 26, foi eleito com 115 votos no segundo turno do pleito, o suíço Gianni Infantino, que segundo os observadores internacionais, é pessoa de extrema confiança do francês Michael Platini. Os dois trabalharam juntos na Uefa, presidida por Platini e tendo o presidente eleito da Fifa como secretário-geral.

Se o candidato eleito não tivesse conseguido o mínimo de 104 votos, a eleição teria que ir até o terceiro turno. A missão de Gianni Infantino será recompor a credibilidade da Fifa bastante afetada com os atos de corrupção patrocinados pelo então presidente Joseph Blatter. Apesar de sua aproximação com Platini, também afastado da própria disputada a presidência da Fifa por ter seu nome envolvido nas investigações de corrupção no futebol.

O presidente eleito no pleito da sexta-feira será o primeiro a cumprir as novas regras para o cargo. A partir de agora o ocupante terá um prazo limite para permanecer presidente da Fifa, que representa três eleições de quatro anos, máximo de 12. Antes, cartolas praticamente se perpetuavam no poder do futebol internacional.