Sucessão 2018

A crise política que, há meses, ocupa os principais espaços midiáticos, tem desviado a atenção do eleitor em relação às eleições de 2018. A reforma política caminha nas duas Casas do Congresso, mas ninguém tem certeza sobre o que será aprovado e sancionadas em tempo hábil para serem aplicadas nesse pleito. Esse fato não se constitui em empecilho para que as negociações sejam iniciadas, sobretudo entre os grandes partidos, diferente das dificuldades que serão enfrentadas pelos partidos de menor expressão eleitoral.

Mossoró esteve na linha de frente com as vitórias da prefeita Rosalba Ciarlini que foi eleita para o Senado em 2006 e, logo em seguida, para o governo do Estado, em 2010. Nas últimas eleições os candidatos ao governo os candidatos majoritários sempre tiverem interesse em um companheiro de com influência em Mossoró. Nessa condição de candidatos a vice-governador, sem obtenção de êxito, disputaram Rosalba Ciarlini (Lavoisier Maia), Carlos Augusto (Fernando Bezerra) e Laíre Rosado (Fernando Freire).

É possível que Mossoró volte a figurar nas chapas majoritárias em 2018. Para não dizer que não existem especulações, o empresário Tião Couto, que disputou a prefeitura em 2016, tem projetos políticos futuros, havendo declarado estar à disposição para concorrer aos cargos de senador ou mesmo de governador. Acredita-se que disputará uma cadeira de deputado federal ou, no mínimo de deputado estadual. Mas não recusaria uma proposta de ser companheiro de um empresário candidato ao governo do Estado.

Até o momento, a mídia potiguar tem destacado somente críticas e agressões aos detentores de mandatos eletivos. O laboratório político não iniciou a formulação de projetos visando as eleições de 2019. A ideia é que esse quadro permanecerá inerte, até o final deste ano, para que os pretendentes não sejam lançados à fogueira antes do tempo. Depois de assentado o pó da Lava-jato serão avaliados os estragos produzidos e seus reflexos no pensamento do eleitor. Mesmo assim, nos bastidores, a sucessão foi iniciada.