quinta-feira , 14 de novembro de 2019
Home / Destaques / STF torna senador José Agripino réu pela 2ª vez
Senador José Agripino votou pelo impeachment
Senador José Agripino votou pelo impeachment

STF torna senador José Agripino réu pela 2ª vez

Senador é acusado de corrupção, lavagem e documento falso

Com o nome homologado na convenção do DEM para concorrer ao cargo de deputado federal, o senador José Agripino sofreu, ontem, derrota junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) tornando-o réu, pela segunda vez, pela Segunda Turma do Supremo.

Agripino é uma das principais lideranças do DEM no Congresso, havendo assumido a liderança do partido no Senado e a presidência nacional da legenda, por vários anos.

A decisão é da Segunda Turma do Supremo, formada pelos ministros Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. A decisão foi tomada por três votos a dois, comando colegiado aceitando a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), considerando haver elementos mínimos de que o parlamentar cometeu os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e uso de documento falso.

O senador José Agripino foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de receber vantagens indevidas como contrapartida para garantir a execução de contrato de concessão pública para serviços de inspeção veicular ambiental. O contrato foi firmado entre o Consórcio Inspar e o poder público em Natal (RN). Para a PGR, R$ 1,15 milhão foi movimentado na negociata, valor que serviu para financiar campanhas eleitorais no Rio Grande do Nortel