Servidores municipais ocupam Prefeitura de Mossoró devido a atraso nos salários

Os servidores públicos municipais ocuparam a sede da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) na manhã desta quinta-feira, 08 de dezembro, em protesto contra o atraso nos salários. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), Marleide Cunha, explica que os salários deveriam ter sido depositados nas contas dos servidores até a quarta-feira, 07 de dezembro, porém, apenas os ocupantes de cargos comissionados receberam a remuneração.

“Isso é um absurdo, a prefeitura deixar de pagar os salários dos efetivos para pagar aos cargos comissionados, que são cargos políticos. A própria existência deste decreto que estabelece que a prefeitura tem até o 5º dia útil para pagar nossos salários já é um absurdo, pois com isso nossos pagamentos têm sido atrasados em temos pagado juros, sem ressarcimento”, destaca a presidente.

O Sindiserpum montou barraca em frente ao Palácio da Resistência e os manifestantes afirmam que só sairão quando os salários forem pagos pela Prefeitura de Mossoró.

Questionada sobre o motivo do atraso e previsão do pagamento dos salários dos servidores, a assessoria de comunicação da PMM informou que o valor disponível na conta da Prefeitura na quarta-feira (quinto dia útil de dezembro) era insuficiente para quitar os vencimentos dos servidores efetivos.

“No quinto dia útil, a Prefeitura dispunha, em conta, de cerca de R$ 1 milhão, o que é insuficiente para quitar a folha de pagamento dos servidores efetivos, que é de R$ 21 milhões. Diante disto, para evitar que os recursos sofressem bloqueios, a Prefeitura optou por pagar aos servidores comissionados e também pagar pelos plantões médicos e das Bases Integradas Cidadãs (BICs), que vinham sendo pagos por último”, declara a assessoria.

De acordo com a assessoria, os servidores irão receber o salário à medida que forem entrando recursos na conta da Prefeitura, que passa por crise financeira, como os do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).