Semiose Poética: escritores lançam livro inspirado em fotografias

O encontro entre as artes da fotografia e da escrita resultou no livro Semiose Poética, dos autores Ângela Rodrigues Gurgel, Clauder Arcanjo, Jane Menezes, Raí Lopes e Welma Menezes, que traz fotografias do mossoroense Marcão Melo traduzidas em prosa e verso. A obra, impressa pela editora Sarau das Letras, será lançada na Biblioteca Ney Pontes Duarte na quarta-feira, dia 26, às 19h.

“O livro é fruto da interação entre a arte fotográfica de Marcão Melo e a nossa palavra. Pedi para que Marcão me mandasse grupos de 10 fotos de cada vez e as encaminhei a todos os autores para que escolhessem cinco e versarem sobre elas, de forma livre e sem saber quais fotos os demais haviam escolhido. O resultado foram 34 lindas fotografias escolhidas e que serviram de inspiração para os textos”, explica o jornalista Raí Lopes.

O autor conta que a ideia era também não saber onde as fotos foram feitas. Porém, todas têm em comum a temática de vida nordestina. Cada autor escreveu sobre 15 fotos.

“Esse é um tipo de trabalho inédito em nossa cidade e que nos deu muito prazer fazer. O mais interessante é que mostra as particularidades de cada um. Uma mesma foto foi escolhida por três autores, mas os textos mostraram visões totalmente diferentes entre si”, destaca Raí Lopes.

Confira algumas fotos presentes no livro:

 

Os autores Ângela Rodrigues Gurgel, Clauder Arcanjo, Jane Menezes, Raí Lopes e Welma Menezes, e o fotógrafo Marcão Melo.
Os autores Ângela Rodrigues Gurgel, Clauder Arcanjo, Jane Menezes, Raí Lopes e Welma Menezes, e o fotógrafo Marcão Melo.