sexta-feira , 6 de dezembro de 2019
Home / Destaques / Secretaria da Saúde Pública Logomarca Governo do Estado do RN Governo do Estado do RNDomingo, 11 de Agosto de 2019 O que você procura? OK NOTÍCIA+ 1712 155 Google +90 Tarcísio Maia é escolhido no RN para estudo na área de doação de órgãos
Doação de órgãos

Secretaria da Saúde Pública Logomarca Governo do Estado do RN Governo do Estado do RNDomingo, 11 de Agosto de 2019 O que você procura? OK NOTÍCIA+ 1712 155 Google +90 Tarcísio Maia é escolhido no RN para estudo na área de doação de órgãos

Reunindo mais de 70 hospitais de todas regiões do Brasil, o Projeto DONORS – Estratégias para aperfeiçoar a assistência aos potenciais doadores –, incluiu o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) como o único representante do Rio Grande do Norte na sua área de estudo, que avalia pacientes com morte encefálica. O projeto é uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento (RS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

A principal ação do DONORS é a realização de estudo junto a Unidades de Terapia Intensiva (UTI), incluindo a identidade e manutenção do potencial doador de órgãos, o acolhimento da família no momento da comunicação da morte encefálica e o esclarecimento dos procedimentos realizados para a doação de órgãos.

O Hospital Tarcisio Maia foi escolhido, ocupando o 37º no ranking dos hospitais credenciados pelo DONORS, em reconhecimento à sua atuação de destaque no tocante à questão da descoberta do potencial doador até o processo de doação, informou o coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRTM, Dr. Fernando Albuerne Bezerra.

Albuerne diz, ainda, que a comissão do HRTM vem fazendo a manutenção correta do potencial doador da UTI, melhorando a qualidade dos órgãos captados e transplantados, e com essa parceria com o projeto DONORS, vai capacitar ainda mais a equipe da CIHDOTT, bem como os demais servidores da unidade hospitalar.

A CIHDOTT do Tarcísio Maia foi reativada em 2 de julho de 2016, e é formado por Dr. Fernando Albuerne Bezerra – médico cardiologista, Telma Ariana de Oliveira -assistente social, Susana Cantídio Mendes – enfermeira, Maria Suzete de Medeiros – assistente técnica em saúde, e Symoni Bento Fernandes Queiroz – psicóloga.

Sesap/Assecom