domingo , 17 de novembro de 2019
Home / Sem categoria / Saúde realiza lançamento da campanha novembro azul
03aca169-a595-426d-9b80-23731254241c-678x381

Saúde realiza lançamento da campanha novembro azul

O mês de novembro é marcado pela alusão e combate ao câncer de próstata. E pensando em proporcionar uma conscientização aos homens, a Secretaria de Saúde lançou na tarde desta segunda-feira (4), no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, uma programação voltada para a saúde do homem, relacionado não somente ao câncer de próstata, mas também à diabetes.

“A secretaria municipal de saúde dedicou esse mês não só ao homem, mas também a questão da preocupação com a diabetes. Durante todo o mês acontecerão inúmeras atividades, começando com a de hoje, que fizemos um evento direcionado ao público que trabalha no centro administrativo”, destacou Gledson Dias, coordenador da atenção integral do município.

No dia 14 de novembro será realizado o III Fórum Municipal de Atualização e Educação em Hipertensão e Diabetes, no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Outra ação será realizada no dia 24 de novembro, com o I passeio ciclístico Bike Azul, realizado em parceria com as secretarias de saúde e esporte.

“Temos o programa de saúde do homem o ano todo, mas fazemos esse mês alusivo para incentivar a procurar a saúde e se cuidar mais. Sabemos que a mulher procura mais, mas o homem tem que tirar esse tabu e procurar mais se cuidar”, explicou Gilvete Sá, coordenadora da saúde do homem.

O supervisor de área dos agentes de endemias, José Paixão, participou do momento de hoje, e parabenizou o município pela ação. “É muito importante essa ação. O homem não deve cuidar da saúde só em novembro, mas sim durante todo o ano, de janeiro a janeiro. Cada vez mais vem crescendo no meio da sociedade o câncer de próstata, então é preciso ficar atento”, ressaltou.

Marcos Antonio, que também é agente de endemias, destacou que o homem deve procurar auxílio médico não apenas no mês de novembro. “Eu acho que é louvável essa ação, porque muitas vezes o homem fica sem se preocupar com a saúde. As vezes está com uma doença e não sabe. Uma orientação como essa aqui para prevenir é muito importante. Não pode se preocupar apenas no mês de novembro”, alertou.

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), é oferecido para a população masculina, a qualidade no acesso às Unidades Básicas de Saúde e na Estratégia Saúde da Família (ESF), além da realização de campanhas voltadas para a saúde do homem e da distribuição de materiais educativos.

 

Agência Brasil