Saúde define novos pontos extras de vacinação antirrábica de 23 a 27 de setembro

Pensando em ampliar o acesso a vacina antirrábica em cães e gatos, a Secretaria de Saúde definiu mais pontos extras de vacinação na cidade. Os pontos vão ficar instalados por tempo determinado e depois devem chegar a outros locais do Município, que são escolhidos por questões estratégicas visando atender ao maior número de pessoas.

PONTOS DE VACINAÇÃO

  • Santo Antônio, UBS Chico Costa, 7h30 às 13h, vizinho a UPA do Santo Antônio, de segunda a sexta-feira por tempo determinado.
  • Belo Horizonte, UBS Marcos Raimundo Costa, 7h às 13h, de segunda a sexta-feira por tempo determinado.
  • Ilha de Santa Luzia, UBS Antônio Camilo, 14h às 17h, de segunda a sexta-feira por tempo determinado.
  • Santa Delmira, ao lado da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, 14h às 17h, segunda a sexta-feira por tempo determinado.
  • Sumaré, vizinho a UBS Vereador Lahyre Rosado, 14h às 17h, segunda a sexta-feira por tempo determinado.
  • Redenção, ao lado da Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros, 14h às 17h, segunda a sexta-feira por tempo determinado.
  • Centro Administrativo, 7h30 às 11h e 13h30 às 17h, ponto fixo.

Os mossoroenses podem encontrar a vacina antirrábica também, durante todo o período de Campanha de 19 de agosto a 18 de outubro, no Centro de Controle de Zoonoses, das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h. O CCZ está localizado no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, rua Pedro Alves Cabral, n° 01, Aeroporto.

O Ministério da Saúde estima que 49.160 cães e gatos devem ser vacinados em Mossoró (32.066 cães e 17.094 gatos). Desse número, o Município deve atingir, pelo menos, uma cobertura vacinal mínima de 80%. Nos anos de 2017 e 2018 a Prefeitura superou as coberturas vacinais determinadas pelo MS, chegando a 85% e 105%, respectivamente.

A vacina contra raiva é exclusiva para cães e gatos. Os animais devem ser vacinados a partir dos 3 meses de vida. Fêmeas gestantes ou que estejam amamentando também devem ser vacinadas. A imunidade da vacina é válida por um período de um ano e os tutores dos animais devem comparecer todos os anos na Campanha Antirrábica para garantirem uma proteção contínua.

 

Agência Brasil