Ronda Cidadã atenderá apenas quatro bairros de Mossoró

O Governo do Estado lança, neste sábado (18), o programa Ronda Cidadã na cidade de Mossoró. O evento será no Campo de Futebol da Estrada Raiz, no bairro Santo Antônio, a partir das 10h.

O Ronda se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem que haja prejuízo no policiamento repressivo.

Segundo comunicado emitido pelo Governo, inicialmente o programa atenderá apenas quatro bairros da cidade de Mossoró. Serão contemplados os bairros Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões, atendendo uma população de 62 mil habitantes.

Serão utilizadas duas viaturas, seis motocicletas e uma base móvel fazendo o atendimento da população destes bairros. Também serão realizadas ações de cidadania integradas com outros órgãos vinculados à Sesed e demais secretarias.

Como parte das políticas do programa, em janeiro a Polícia Militar do município recebeu a implementação de avanços tecnológicos, com a instalação de tablets em viaturas.

Nos últimos meses, os agentes de segurança que atuarão no Ronda Cidadã passaram por capacitações, onde tiveram aulas teóricas e práticas sobre temas como mediação de conflito, gerenciamento de crise, defesa pessoal, prática de tiro no método Giraldi, atendimento pré-hospitalar, uso diferenciado da força, direitos humanos e instruções de mobilizações comunitárias.

“Vale destacar que cada viatura terá um Cartão Programa instalado nos tablets. Esses cartões são mapas dos bairros com as manchas criminais. Com as manchas, fazemos o que chamamos do policiamento inteligente. Os policiais são deslocados para patrulhamento em um local específico onde determinado tipo de crime está ocorrendo. Por exemplo, pelo Cartão Programa o PM sabe onde está ocorrendo mais furtos, mais homicídios. Então ele já vai para o local sabendo que tipo de patrulhamento deve ser feito. Isso otimiza o serviço prestado”, afirmou o secretário adjunto da Sesed, tenente-coronel Raimundo Florêncio.

As reuniões com os conselhos comunitários, um dos principais pilares do Ronda Cidadã, será realizada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o Comandante Geral, Sócrates Vieira, serão realizadas palestras sobre prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e afogamentos.

A Polícia Civil atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica. Esse acesso às informações é importante porque as vítimas desse tipo de violência serão visitadas pela equipe do Ronda Cidadã.