terça-feira , 23 de maio de 2017
Home / Destaques / Ronda Cidadã atenderá apenas quatro bairros de Mossoró
Equipamentos que serão utilizados pelo programa serão entregues neste sábado
Equipamentos que serão utilizados pelo programa serão entregues neste sábado

Ronda Cidadã atenderá apenas quatro bairros de Mossoró

O Governo do Estado lança, neste sábado (18), o programa Ronda Cidadã na cidade de Mossoró. O evento será no Campo de Futebol da Estrada Raiz, no bairro Santo Antônio, a partir das 10h.

O Ronda se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem que haja prejuízo no policiamento repressivo.

Segundo comunicado emitido pelo Governo, inicialmente o programa atenderá apenas quatro bairros da cidade de Mossoró. Serão contemplados os bairros Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões, atendendo uma população de 62 mil habitantes.

Serão utilizadas duas viaturas, seis motocicletas e uma base móvel fazendo o atendimento da população destes bairros. Também serão realizadas ações de cidadania integradas com outros órgãos vinculados à Sesed e demais secretarias.

Como parte das políticas do programa, em janeiro a Polícia Militar do município recebeu a implementação de avanços tecnológicos, com a instalação de tablets em viaturas.

Nos últimos meses, os agentes de segurança que atuarão no Ronda Cidadã passaram por capacitações, onde tiveram aulas teóricas e práticas sobre temas como mediação de conflito, gerenciamento de crise, defesa pessoal, prática de tiro no método Giraldi, atendimento pré-hospitalar, uso diferenciado da força, direitos humanos e instruções de mobilizações comunitárias.

“Vale destacar que cada viatura terá um Cartão Programa instalado nos tablets. Esses cartões são mapas dos bairros com as manchas criminais. Com as manchas, fazemos o que chamamos do policiamento inteligente. Os policiais são deslocados para patrulhamento em um local específico onde determinado tipo de crime está ocorrendo. Por exemplo, pelo Cartão Programa o PM sabe onde está ocorrendo mais furtos, mais homicídios. Então ele já vai para o local sabendo que tipo de patrulhamento deve ser feito. Isso otimiza o serviço prestado”, afirmou o secretário adjunto da Sesed, tenente-coronel Raimundo Florêncio.

As reuniões com os conselhos comunitários, um dos principais pilares do Ronda Cidadã, será realizada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o Comandante Geral, Sócrates Vieira, serão realizadas palestras sobre prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e afogamentos.

A Polícia Civil atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica. Esse acesso às informações é importante porque as vítimas desse tipo de violência serão visitadas pela equipe do Ronda Cidadã.