Home / Destaques / Rogério Marinho toma posse como novo ministro do Desenvolvimento Regional
Ministérios

Rogério Marinho toma posse como novo ministro do Desenvolvimento Regional

Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da Pasta para todo o País, com destaque à região Nordeste

11 02 Posse ministro Rogério MarinhoNuma cerimônia concorrida com mais de 500 convidados, o presidente da República, Jair Bolsonaro, deu posse ao novo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na tarde desta terça-feira (11), no Palácio do Planalto. O presidente destacou que o MDR é um Ministério com capilaridade em todo o Brasil e que tem um “viés muito especial para o Nordeste”.

“Tenho certeza que Marinho, da maneira como ele sempre se comportou, da maneira que nós o conhecemos, terá mais que paciência, será altruísta na busca de soluções, e de buscar atender os interesses de todos os brasileiros”, destacou o presidente, acrescentando que Rogério Marinho dará continuidade às ações desenvolvidas pelo seu antecessor Gustavo Canuto.

Rogério Marinho afirmou que chega ao Ministério com o compromisso de “construir pontes, estabelecer e consolidar relações, porque não vamos a lugar nenhum se formos caminhar sós”. Ele ressaltou que é um trabalho de muitos desafios e que “por mais pesado que seja o fardo, ele se torna maneiro se carregado por muitas mãos. E eu pretendo carregá-lo com a ajuda de todos vocês”.

“Eu preciso da ajuda da sociedade brasileira aqui representada. Porque nossa missão, talvez, seja a mais nobre, de corrigir desigualdades regionais para permitir que os irmãos brasileiros tenham igualdade de oportunidades. E não tenho dúvidas de que essa é uma missão que cativa a cada um dos brasileiros presentes nessa sala, e de todo brasileiro que está nos ouvindo nesse momento”, frisou o novo ministro.

O Ministério do Desenvolvimento Regional é responsável por ações e programas de habitação, saneamento, desenvolvimento regional e urbano, proteção e defesa civil, segurança hídrica, mobilidade e serviços urbanos, fundos regionais e incentivos fiscais, irrigação, entre outras políticas do governo federal para fomentar o crescimento econômico e sustentável.

Perfil

Rogério Simonetti Marinho é economista e professor. Em fevereiro deste ano, foi nomeado para o cargo de Ministro do Desenvolvimento Regional pelo presidente da República Jair  Bolsonaro. Até então, estava à frente da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, onde atuou como um dos principais articuladores da Nova Previdência.

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, foi deputado federal pelo Estado por três mandatos. À época, foi relator do projeto que mudou regras do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e atuou em prol da modernização da legislação trabalhista.

No estado, atuou como vereador; presidente da Câmara Municipal de Natal; secretário municipal de Planejamento e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Confira a íntegra do discurso do ministro Rogério Marinho.

Confira a galeria de imagens da cerimônia de posse de Rogério Marinho como ministro do Desenvolvimento Regional.