Notice: Undefined property: WP_Error::$ID in /home/omossoroensecom/public_html/wp-includes/class-wp-user.php on line 170

Notice: Tema sem header.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo header.php em seu tema. in /home/omossoroensecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3942
ROFESSOR JAIME HIPÓLITO DANTAS – wilson Bezerra de Moura – Jornal O Mossoroense ROFESSOR JAIME HIPÓLITO DANTAS – wilson Bezerra de Moura – Jornal O Mossoroense

Home / Opinião / Reminiscências / ROFESSOR JAIME HIPÓLITO DANTAS – wilson Bezerra de Moura

ROFESSOR JAIME HIPÓLITO DANTAS – wilson Bezerra de Moura

No trajeto de vida, percorrendo o que nos é dado a percorrer, sem dúvida passamos por encruzilhadas e a estas nos é dada a oportunidade de discernir os fatos surgidos, muitos com efusiva satisfação.

Graças ao registro histórico que se perpetua, encontramos em dados momentos justificativa para nos lembrarmos de pessoas, às vezes aquelas que ainda chegamos a conhecer, fruto de um fato verdadeiro para o momento: é o professor Jaime Hipólito Dantas, jornalista de profundo saber. Com ele convivi na qualidade de seu aluno, demos os primeiros passos na aprendizagem da disciplina Taquigrafia. Era a forma de escrever rápido na época, antes da modernidade. Era necessário para o jornalista fazer entrevistas e reportagens com personalidade. Era preciso dominar a Taquigrafia. Hoje é diferente. A modernidade manda que saiba manusear a internet e tudo bem.

Mas, o que nos chamou a atenção no momento foi um artigo escrito por Jaime Hipólito tecendo considerações sobre o imortal do ensino em nosso meio, o comerciante, político, fundador da Escola de Ensino Técnico Comercial, que motivou a criação, num futuro bem distante, da ideia do Ensino de Economia, no caso o Primeiro Curso Superior em nível universitário em Mossoró.

A Escola Técnica de Comércio União Caixeiral foi o instrumento preparatório aos profissionais contadores qualificados ao exercício comercial, a exemplo de nossa pessoa, formada e registrada no Conselho Regional de Contabilidade entre as inúmeras figuras que por ela passaram.

Mais no momento valeu-nos a lembrança do professor Jaime Hipólito Dantas quanto ao comerciante e autor do Ensino Universitário em nossa cidade, Alcides Dias Fernandes, na maioria dos momentos da vida esquecido pela moderna civilização mossoroense, só o lembrando quando nos  debruçamos na velha história para rever seus fatos, aí encontramos dados comprobatórios de sua pura e fiel existência.

Sim. Os fatos passam, mas a memória é responsável pela permanência dos acontecimentos que nos servem de subsídios a história.