RN tem quase 300 pessoas esperando transplantes de córneas, rins e medula óssea

De acordo com dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, atualmente, o Estado possui 151 pacientes na lista de espera para o transplante renal. Há ainda 123 pessoas esperando por um transplante de córnea e 22 pacientes aguardando um transplante de medula óssea.

O Rio Grande do Norte realiza transplantes de rins, córnea, e medula óssea, necessários para os 296 pacientes potiguares na lista de espera. No entanto, a maior dificuldade é encontrar doadores.

Em 2016 foram realizados 221 transplantes no RN, sendo 104 transplantes de córnea, 67 de rim e 50 transplantes de medula óssea. Já neste ano de 2017, de janeiro a março, foram realizadas 15 doações de órgãos. Entre os dias 03 e 09 deste mês, foram realizadas mais quatro doações de múltiplos órgãos e uma doação de córneas. O gesto de solidariedade das famílias vai beneficiar pessoas que estavam na fila de espera por órgãos.

“A participação da sociedade, por meio da conscientização e da doação de órgãos, é fundamental para elevar o número de transplantes no Estado e no país. Embora existam grandes desafios no cenário dos transplantes de órgãos, todos os esforços objetivam manter as conquistas alcançadas e garantir a efetivação dos serviços de transplantes no estado”, explica a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Raissa de Medeiros Marques.