domingo , 17 de dezembro de 2017
Home / Cotidiano / RN perde Lupércio Luíz, o guardião da história do esporte de Mossoró
IMG_20170729_143246

RN perde Lupércio Luíz, o guardião da história do esporte de Mossoró

Falesceu em Natal na tarde deste sábado,29, o economista e ex-vereador mossoroense, Lupércio Luíz de Azevedo.

Lupércio foi vítima de um enfarto no decorrer da madrugada. Chegou a ser socorrido e passou por cirurgia para a instalação de um marcapasso, mas não resistiu, e veio a óbito no início da tarde em Natal.

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Lupércio Luíz tinha uma estreita ligação com o segmento do esporte.

Sua trajetória iniciou ainda adolescente quando se integrou como atleta ao Fluminense da Lagoa do Mato. Sua ligação como desportista lhe rendeu um tricampeonato pelo Potiguar de Mossoró, e passagens pelos extintos Ipiranga e Ferroviário, além do Baraúnas.

Atuou como comentarista esportivo de rádio em Natal e Mossoró, jornais, e emissoras como a TVU Natal.

Foi o primeiro assessor de esporte de Mossoró, no governo de Dix Huit Rosado, e vereador no período de 1988 a 1991.

Na era 2000 ocupou durante três anos o cargo de Gerente Executivo da Juventude, Esporte e Lazer da prefeitura de Mossoró, na gestão da prefeita Fafá Rosado.

Lupércio desenvolveu atividade como historiador com a publicação de vários livros temáticos como: Estórias do Trivial, Futebol em Tom Menor, Fusão – uma Proposta Explosiva, SAAB – Uma semente que brotou no solo potiguar, A história não contada do futebol potiguar, Duarte Filho – Um exemplo de dignidade na vida e na política, Potiguar – 60 anos de Glórias e Conquistas.

Seu último livro, Futebol de Mossoró – Pequenas Grandes Histórias, foi publicado em 2013 e em entrevista ao jornal O Mossoroense, Lupércio destacava a importância da sociedade atuar no registro e resgate da história. “Preservar a história é dever de todos nós”.

Seu último trabalho no segmento do esporte se deu horas antes de passar mal e ser levado para o Hospital do Coração.

Lupércio comentou a partida entre América e Ceilândia, realizada no Arena das Dunas, em Natal, pela terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O velório de Lupércio Luíz será encaminhado em Natal no fim da tarde deste sábado em local a ser definido pela família.

O corpo de Lupércio deverá ser cremado e as cinzas depositadas na praia de Tibau em atendimento a um pedido do historiador.