sexta-feira , 24 de novembro de 2017
Home / Cotidiano / RN fica fora da ampliação do público alvo para vacinação contra o HPV
Estoque de vacinas do RN tem validade que não se encaixa no processo de ampliação determinado pelo ministério da Saúde
Estoque de vacinas do RN tem validade que não se encaixa no processo de ampliação determinado pelo ministério da Saúde

RN fica fora da ampliação do público alvo para vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde ampliou temporariamente o público alvo da vacinação contra HPV nos estados onde há estoque de vacinas com prazo de validade a vencer em setembro deste ano, contemplando também homens e mulheres de 15 a 26 anos.

Como no Rio Grande do Norte as doses somente vencerão em 2018, o estado permanecerá vacinando o público–alvo originalmente previsto pelo Ministério: meninas de 9 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias), meninos de 11 a 14 anos, além de homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS e que sejam transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos.

Em 2017, o Rio Grande do Norte já ofereceu 19.154 doses da vacina contra HPV para a população entre 9 a 14 anos. No ano passado, o estado totalizou a administração de 36.081 doses da vacina. Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização, Katiucia Roseli, “a Sesap vem intensificando suas atividades em parceria com as Regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde, a fim de elevar ainda mais a sua cobertura vacinal”.

Desde 2014, ano da inclusão da vacina HPV no Calendário Nacional de Imunização, o Programa Nacional de Imunização vem realizando ações voltadas para o alcance das metas de coberturas vacinais (80%) na população alvo composta de adolescentes do sexo feminino (9 a 14 anos) e mais recentemente também dos meninos (11 a 14 anos), faixa etária comprovada cientificamente de maior efetividade dessa vacina. O HPV é considerado um problema de saúde pública no país e a vacinação é considerada a mais importante estratégia para prevenção dos cânceres de colo uterino, vulva, pênis, ânus e orofaringe.