RN fecha mês de março com 602 homicídios diz OBVIO em seu 9º Boletim Mensal: Águas Sangues de Março.

Editorial de Lançamento do 9º Boletim Mensal OBVIO
 
“Mulher é executada dentro de casa no Igapó”. “Jovem de 24 anos é assassinado no Vale Dourado”. “Homem de 52 anos é executado em Felipe Camarão”. “Dois homens são mortos em um churrasquinho no bairro Planalto”.
 
photo_2017-03-25_07-42-33
As manchetes dos portais de notícia gritam. São como um pedido de ajuda das almas que foram embora num disparo de violência, que rasga vidas e arranca das famílias os seus entes queridos, sem dar oportunidade de despedida.
O Observatório da Violência do Rio Grande do Norte contabilizou até o final do mês de março 602 Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) nas cidades do estado. São 602 pessoas assassinadas por detrás desses números, e 602 famílias chorando por essas pessoas. Nessa história são milhares de vítimas.
OBVIO CAPA ED 09
Não há como devolver às mães os filhos tirados abruptamente de seus braços. Devemos a elas desculpas, falhamos enquanto sociedade, não conseguimos proteger os seus meninos e meninas. Como resposta, o Estado deve frear esses indicadores, dar vazão aos inquéritos, tirar os assassinos das ruas, garantir a Segurança Pública. O Estado precisa evitar que mais mães sintam a dor de perder seus garotos e garotas pelas mãos do crime.
Nossa 9ª edição do Boletim do OBVIO – Observatório da Violência Letal Intencional do RN, Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA), cadastrado no CNPQ, com um Laboratório de Pesquisa com Núcleo na Universidade Potiguar (UnP) segue contornando todas as dificuldades impostas à pesquisa independente, e por isso agradecemos a todos que, empenhadamente, contribuem para efetividade desse trabalho, que nos incentivam e nos emprestam seu tempo, sua força e sua fé na construção de um estado com maior igualdade e mais equilibrado para vencer a propagação da violência e da criminalidade.

 

Rafael Barbosa
OBVIO – Conselheiro Editorial
Clique aqui para acessar a publicação na íntegra http://bit.ly/ObvioAbr17