RN cobra do Governo Federal recursos para recuperação da Fortaleza dos Reis Magos

A diretora-geral da Fundação José Augusto (FJA), Isaura Rosado, acompanhada pelo deputado estadual Beto Rosado, esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 30, em Brasília com a presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa para tratar do processo de transferência da Fortaleza dos Reis Magos à administração do Governo do RN.
Durante a reunião, a direção da FJA solicitou ao órgão federal a agilização do processo de transferência do equipamento, atualmente administrado pela União, para o Governo do Rio Grande do Norte, bem como a garantia da manutenção dos recursos anteriormente previstos para o monumento pelo PAC Cidades Históricas, no valor de R$ 8 milhões.
A dotação possibilitará a criação de um projeto museógrafo e a recuperação das áreas em tono da fortificação, definindo espaços para estacionamento, área para o artesanato, boxes de segurança e informações turísticas.
O Governo do RN executará as obras de restauração da Fortaleza, através de recursos decorrentes do empréstimo do Banco Mundial, alocados no Programa Governo Cidadão, no valor de R$ 4.7 milhões.
Participaram da reunião, Rafael Arrelaro (chefe de gabinete IPHAN),  Robson Almeida (diretor PAC cidades históricas), Heliomar Oliveira (procurador chefe IPHAN) Heliomar Oliveira (procurador chefe IPHAN)  e Rosângela Azevedo (representante do Governo do RN),além da coordenadora de Promoções Culturais da FJA, Aglia Revoredo.