Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

A sociedade atual e a Igreja

Devo admitir que estou bastante surpreso com os vários e-mails que tenho recebido e a inúmeras perguntas que são feitas referente a sociedade atual e a igreja. Todavia quero aproveitar para compartilhar algumas questões que vem atormentado o meu coração.

Caros amigos, todos nós temos problemas na caminhada da vida e sabemos que nascemos com uma mentalidade pecadora (algo incluso no nosso DNA desde a queda de Adão) e por esse motivo o desejo humano é se afastar de Deus para não ser confrontado com a sua mentalidade pecaminosa e o desejo pelo poder deste mundo. Do mesmo modo dia-a-dia temos que enfrentar a falsa liberdade (libertinagem), assim como, uma mensagem com aparência cristã, voltada para o materialismo, tão difundidas em pregações ditas cristãs.  Entretanto, o mais estranho é que os mensageiros ou profetas parece estarem em extinção, quando se trata do assunto pecado, arrependimento e a volta da cultura do reino de Deus.

Por outra lado, a maneira como as igrejas vem vivendo e se portando tem sido no mínimo estranhas, pois a sua semelhança com o mundo e a vida mundana é total.  Pelo que tenho percebido o estado da sociedade atual e a posição que as religiões tem tomado é muito semelhante aos dias de Noé, pouco antes de entrar na arca, assim como é muito semelhante a vida das cidades de Sodoma e Gomorra.

Não é à toa que o apóstolo Paulo nos alerta: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. (2 Timóteo 3:1-5).

Tudo parece normal, o pecado é tão flagrante que ninguém mais se importa com a teoria real do pecado. A doutrina bíblica não é levada a sério. O pecado é tão evidente que pouco importa para pastores e padres. Estes em nossos dias só querem igrejas cheias. O mais importe são os dízimos e as ofertas e a ida a igreja para cantar, chorar e achar que tudo ficou resolvido. E quando sentir algum remorso trazido pelo pecado é só dar uma oferta e tudo fica bem. Essa é a nossa igreja atual.

Não me interprete mal. Não estou acima da moral ou sou melhor que ninguém, já falhei muito com o meu Senhor de várias maneiras e assim como muitos também sou culpado e carente de seu amor salvador.

Neste últimos dias tenho pensando o quanto estamos errados, em tentar reforma a sociedade somente com o ensinamento do Senhor, sem o Senhor do ensinamento. Ele que é criador de tudo, é atacado nas escolas, universidades, nas artes, nas diversões, parece que o maior desejo humano hoje é elimina-lo de sua consciência.

As principais invenções humanas como o rádio, a TV e o cinema vem induzindo as pessoas para aplicarem em suas vidas a falsa liberdade que é contraria ao amor de Deus e a sua salvação. É a partir desta ação danosa à sociedade e à igreja que pouco a pouco a verdadeira mensagem salvadora de Cristo vem se perdendo na longa estrada, enquanto o Espirito Santo clama, avisando o juízo final.

Somos eternos, e precisamos tomar nossa decisão diante de Deus, sem fanatismo, nem loucura dogmática, pois na eternidade estaremos no reino eterno ou no lago de sofrimento, tudo isso é real. O julgamento vira a humanidade, e aquele que não estive ao lado de Cristo, lamentavelmente vai sofre por toda eternidade.

A igreja vem adotado o mesmo método mundano quanto ao crescimento assustador do individualismo e do consumismo, justificando que são vitórias vindas de Deus, o que na verdade é um incentivo a valorizar o ter em detrimento do ser.

Basta ir a qualquer igreja e logo fica perceptível que a busca urgente e desenfreada pelo prazer suplantando qualquer senso de dever e responsabilidade tem tomado conta de todas as idades.

As escolas domínicas não faz efeito, seus ensinamentos só serve para cumprir um ritualismo e a maior prova é que a grande parte dos jovens não tem a vida como sagrada a ponto de se sentirem livres para matarem e morrerem.

Essa é a característica da igreja atual que está coberta pelo materialismo e de forma indireta aceitado que devemos valorizar as pessoas pelos seus bens, posses, conta bancária, físico escultural, não é à toa que temos muitos que se dizem pastores sem nenhum caráter ou reponsabilidade. Para estes só importa o quanto vão ganhar… Pouco importa o caráter do indivíduo, desde que use uma roupa de marca e tenha um carro do ano.

Assim se entranhou na igreja atual a loucura contemporânea do ter. Tudo em nome da corrida contra o tempo para ganhar dinheiro e para se sentir rico e enriquecido. A loucura para ser reconhecimento como grande pregador, orador, cheio da graça de Deus e se sentir maior que os outros meros mortais.  Outras doenças contemporânea que está entranhada nos umbrais das igrejas são a busca desenfreada pelo status social, pela perfeição e a beleza física (e beleza eterna através da plástica e excesso de atividades esportivas), tem tornado as pessoas frustradas consigo mesma e, consequentemente, aumentando o número de depressivos, dependentes de álcool e outras drogas, ansiosos, pessoas com tendência homicida ou suicida, anoréxicos, entre outras doenças relacionadas a saúde mental. E isso tem cada dia iniciado mais cedo: crianças têm sido diagnosticadas com essas patologias que por um tempo foi “luxo apenas de adultos”. Estes são os frutos que temos colhidos da troca verdades bíblica pela fã filosofia moderna.

O modelo ideal para igreja está na própria Bíblia. Não é necessário buscamos nas filosofias e teorias do sistema mundano. Qualquer bom leitor vai encontrar no livro de atos dos apóstolos um dos mais belos e eloquente relatório sobre a vida da igreja. Explica o livro:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.  Todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Actos 2:42-47).

Portanto o ideal tanto para sociedade como para igreja está escrito de forma clara que a vontade de Deus. Seguia-a.

_______________________________________________________________

DICAS DE FILMES

 ATRÁS DO SOL (Behind the sun) 58 min.

Baseado em fatos reais, este filme relata a história de Samir, um jovem muçulmano que, ao estudar no Estados Unidos, entende que somente Cristo é o Senhor e Salvador de sua alma. E ele vai voltar para sua terra natal, mesmo ciente que sua nova fé lhe trará problemas com seus familiares e amigos. Uma história muito bonita e marcante!

unnamed-(1)

CORRENTE QUEBRADA (VHS) 90 min.

Esta história foi baseada nos relatos de duas famílias, uma de Fortaleza e outra de Recife, que tiveram um estreito envolvimento com espiritismo. As experiências que o protagonista fictício Rogério passou foram vivenciadas por essas famílias. A produção é norte-americana, mas a locação foi em Fortaleza/CE. Um filme simples, mas bem elucidativo acerca das consequências de uma opção dessa natureza.

 

CONSELHOS BÍBLICOS

DICAS DE COMO SER UM BOM FILHO

A nossa geração é a geração das tecnologias. Silenciosamente a relação familiar vem sendo afetada pelo mundo cibernético, onde crianças, jovens e adultos ficam perdidos no mundo virtual. O mais estranho é que a tecnologia nos trouxe um fenômeno social inusitado que é separação quem está perto e unir quem está longe. Quando não coloca o ser preso de si mesmo.

Notadamente, os filhos nesta geração, não tem mais tempo para o seu pai, nem para a sua família, quando chega corre logo para net, e lá no mundo virtual, fica inúmeras horas, distante da vida real.

Não temos a pretensão de criamos um manual de orientação familiar, todavia temos um a ideia de orientar as famílias em suas funções construtoras de uma sociedade justa, generosa, cheia de misericórdia e principalmente do amor de Deus.

Caro jovem, eis alguns pontos para a sua meditação e se possível colocar em pratica com sua família, e acima de tudo na construção de si mesmo em uma sociedade que valoriza a aparência, o materialismo em detrimento do ser. Ame sua família e por ela lute e seja generoso.

Eis as orientações em dez conselhos:

  1.  Dialogue. Não permita que o elo entre você seu pai, sua mãe e sua família caia no esquecimento. Pai e mãe gostam de conversa e quando não tente com mansidão. Tente resolve os problemas conversando. Você não pode esquecer que eles são de uma outra geração e as vezes não vai entende as mudanças sociais. Outra coisa importante, não fale só de problemas; experimente um bate-papo descontraído.
  2.  Respeite. Mesmo que sejam de outra geração, pois eles cresceram como o tempo em que havia respeito pelos mais crentes, assim como de costumes sociais diferentes. São os seus pais que lhe ama e que lhe quer bem. Não esqueça o melhor caminho é o respeito pelo seu pais… ame-os.
  3.  Seja Sincero. A sincero e leal é algo que poucos conhecer e usam, por isso seja sincero e gênero quando vou contar algo aos seu pais. Agindo assim, você se tornara uma pessoa madura e capaz de resolver as dificuldades trazidas pela vida.
  4.  Acolha e aceite. Se você nasce na época de seus pais agiria do mesmo jeito deles, assim como seu filho vai agir diferente de você. Cada um de nós temos o nosso próprio tempo, respeite.
  5.  Dê tempo ao tempo, como forma de oportunidade. Todos erramos em frases ditas em momento errado, em um olhar reprovador ou mesmo em um gesto fora de hora, ninguém é perfeito, nem seus pais por isso o melhor caminho é dar um tempo e amá-los como são.
  6.  Seja capaz de elogiar. Encontre as qualidades deles, e a parti disto, veja o melhor de cada um e libere ao menos um “obrigado”.
  7.  Seja legal. Ajude a lavar o carro, a casa, seu quarto, ou, se não tiver carro, ajude-os em alguma tarefa. Não esqueça, um dia eles partiram para eternidade e você não poderá mais abraçá-los.
  8.  Apoie. Você não tem se valido do apoio físico, material e emocional dele? É hora de pagar o investimento.
  9.  Ore. Peça que Deus dê a eles muita saúde, entusiasmo, grana para viver e muita fé.
  10.  Ame. Seus pais, legal ou “ilegal”, o conselho sempre é ame.

Diz a Bíblia:

O apóstolo Paulo afirmou que os filhos têm responsabilidade em obedecer a seus pais. Ele escreveu aos efésios, “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Efésios 6:1)

O sábio Salomão escrevendo aos filhos, aconselhou: Filho meu, ouve o ensino do teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço” (Provérbios 1:8-9).

O apóstolo Paulo afirmou “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor” (Colossenses 3:20).

O apóstolo Paulo comentando os dez mandamentos escolheu um de suma importância para a família e aconselhou aos irmãos em Efésio, dizendo: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6:2-3).

PENSAMENTO

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco” (Eclesiastes 11:9-10) (Rei Salomão).

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Crivella nomeia seu filho para secretário da Casa Civil e ataca críticos: “Quem nomeia sou eu”

2- Donald Trump planeja acabar com restrição de atuação política a igrejas

3- Vereadora católica rejeita leitura da Bíblia na Câmara Municipal de Araraquara (SP)

4- Evangélico é preso por se recusar a contribuir para festivais católicos, no México

5- Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula, tem morte cerebral, e família autoriza doação de órgãos

6- Teto de igreja metodista desaba no Rio Grande do Norte

7- ONG distribui Bíblias gratuitamente na China: “Muitas famílias abençoadas”

8- YouTube cancela canal de pregações, alegando “práticas enganosas”. (Fonte: folha gospel).

Todas as sextas-feiras o programa Academia em Foco é transmitido pelo canal de TV da Câmara Municipal de Mossoró com reprise durante toda a semana. Este programa está sob coordenação da AMOL – Academia Mossoroense de Letras. Sendo os apresentadores, Geraldo Maia e Ricardo. Parabéns a Amol.

EJAD 2017- ENCONTRO DE JOVENS DA ASSEMBLEIA DE DEUS

______________________________________________________________

LIVROS PARA LER NAS FÉRIAS (RECOMENDAMOS)

A história do cristianismo

Este livro apresenta a história da igreja de Jesus Cristo, iniciando pela final da época dos apóstolos. É um livro que narra o sofrimento da igreja diante dos tiranos imperadores do império romano dos primeiros séculos da era cristã e a incrível fé desses mártires que entregaram suas próprias vidas por amor a Cristo.

O livro deveria ser lido por todos os cristãos do nosso tempo para nos encorajar a buscar uma vida alinhada com a vontade de Deus custe o que custar. Em alguns momentos, as vezes temos de dar uma pausa da leitura para respirar, afinal o sofrimento dos cristãos primitivos não é uma história romântica, é forte e deixaria muitos cristãos da atualidade perplexos diante de tamanha brutalidade que sobreveio sobre eles.

O livro narra também o declínio da igreja, a idade das trevas, a reforma protestante, a contrarreforma, entre outros acontecimentos.

Sem medo de viver

A cada amanhecer temos novas razões para sentir medo. Os noticiários falam de violência, demissões em massa, colapso da economia global, doenças, fome, desastres naturais, entre outros. De forma avassaladora, o medo vem nos aprisionando atrás de muros, cercas elétricas, carros blindados, etc. Não seria maravilhoso sair dessa prisão?

Neste livro, você vai descobrir como se libertar da prisão da ansiedade e viver uma vida à prova do medo. Para Max Lucado, a fé em Jesus Cristo e o amor são os elementos-chave para uma vida feliz.

Sobre a direção do pastor Wendell Miranda foi lançado no Sábado 28 de Janeiro/17, o “Projeto A Libertadora é nossa”, projeto este que objetiva arrecadar recursos para a compra da Rádio Libertadora. Parabéns

REFLEXÃO

A teologia viva

Deus tem uma Resposta

Você diz: “Isso é impossível”
Deus diz: “Tudo é possível” (Lucas 18:27)

Você diz: “Eu já estou cansado”
Deus diz: “Eu te darei o repouso” (Mateus 11:28-30)

Você diz: “Ninguém me ama de verdade”
Deus diz: “Eu te amo” (João 3:16 & João 13:34)

Você diz: “Não tenho condições”
Deus diz: “Minha graça é suficiente” (II. Corintos 12:9)

Você diz: “Não vejo saída”
Deus diz: “Eu guiarei teus passos” (Provérbios 3:5-6)

Você diz: “Eu não posso fazer”
Deus diz: “Você pode fazer tudo” (Filipenses 4:13)

Você diz: “Estou angustiado”
Deus diz: “Eu te livrarei da angustia” (Salmos 90:15)

Você diz: “Não vale a pena”
Deus diz: “Tudo vale a pena” (Romanos 8:28)

Você diz: “Eu não mereço perdão”
Deus diz: “Eu te perdoo” (I Epistola de São João 1:9 & Romanos 8:1)

Você diz: “Não vou conseguir”
Deus diz: “Eu suprirei todas as suas necessidades” (Filipenses 4:19)

Você diz: “Estou com medo”
Deus diz: “Eu não te dei um espírito de medo” (II. Timóteo 1:7)

Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado”
Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações” (I Pedro 5:7)

Você diz: “Eu não tenho talento suficiente”
Deus diz: “Eu te dou sabedoria” (I Corintos 1:30)

Você diz: “Não tenho fé”
Deus diz: “Eu dei a cada um uma medida de fé” (Romanos 12:3)

Você diz: “Eu me sinto só e desamparado”
Deus diz: “Eu nunca te deixarei nem desampararei”