Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

A IGREJA ATUAL E SUA SEMELHANÇA COM A IGREJA DE ÉFESO
“Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço. Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de DEUS”. (Apocalipse 2.1-7)
Éfeso se tornara uma grande cidade com aproximadamente 500.000 habitantes. Está cidade pertencia à Ásia menor de então, hoje, cidade pertencente à Turquia. Como a sua localização geográfica é extraordinária, ela passou a ser parada comercial e obrigatória para todos navios que navegavam na ida e vinda da África, do Egito, de Israel, e demais países desta região, assim como a própria Roma, capital de um vasto império na época. Dependência comercialmente do comércio de Éfeso.
A cidade de Éfeso tornou-se um centro político, econômico e religioso de sua época. O livro de atos dos apóstolos narra que na segunda viagem missionaria do apóstolo Paulo (Atos 18.18-19). Ele fundou uma congregação e a pastoreou por três anos. Preparou um discípulo, seu por nome de Timóteo, para assumir seu lugar quando de sua partida para Roma.
Com a partida do apóstolo Paulo, a igreja passou a adota teorias e dogmas estranhos a Bíblia, e logo que o apóstolo foi informado escreveu uma carta de advertência e encorajamento para aos que permanecia firme na fé.
As duas maiores autoridades Cristãs, naquela época eram os apóstolos Pedro e Paulo. A autoridade de Paulo não estava ligado a sua fama, participação nos eventos gospel, nem influência política. Todavia tinham o poder do Espirito Santo. O que é bem diferente de nossos dias, onde os líderes religiosos estão profundamente ligados ao desejo de poderes e glória humana e esqueceram completamente do reino de Deus.
Interessante que este apóstolo (Paulo), não usou o evangelho para enriquecimento, domínio dos mais humildes, influência política, nem a busca pelo poder mundano. Pelo contrário, Paulo era quem era, porque carregava em seu corpo as marcas de Cristo (Gálatas 6.17), adquiridas entre apedrejamentos, prisões e açoites, em noites e dias de fuga e privações. A igreja cristã primitiva olhava para Paulo e via nele alguém que buscava profundamente estar com Cristo, mas que ainda sim estava disposto a viver por aqueles que precisavam ouvir as Boas Novas de Salvação (Filipenses 1.23-24). Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas
Em nossos dias, assim como nos dias do apóstolo Paulo, a fé cristã vem sendo deturpada, e as Igrejas Evangélicas passaram a serem legitimadora da corrupção, pois não aprenderam de Paulo nem de João Batista a silenciar diante do quadro de corrupção, sem nenhuma denúncia. Onde grande parte dela é a pura falta da presença eficaz do evangelho salvador de Cristo.
Não é possível que a função profética tenha se extinguido. Onde estão profetas que não falam das questões sócio-políticas, onde a viúva, o órfão, o pobre e o desamparado estão jogados ao relento. Onde estar a voz profética não se manifesta sobre aquela que é a maior manifestação do mal no mundo cristão que é a corrupção. Não há denúncia. Será que o profeta João batista se calaria diante deste quadro, ou ele denunciaria? Como fez com Herodes!
O que temo hoje nos templos ditos cristãos? são os movimentos ditos cristãos anexos ao Poder Público sem o julgamento apropriado. Os famosos líderes religiosos estão constantemente nos palanques políticos, e pior fazer orações diante do povo colocando as mãos sobre as cabeças desta gente corrupta e mal intencionada, com pensamento apenas voltado para prática de crimes com o dinheiro público. Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas.
Com certeza esses líderes religiosos tem razão em não denunciar a corrupção, pois grande parte deles fazer a mesma coisa com a igreja. É corrupção ativa ou passiva, quando as contas da igreja não tem transparência, não se publica os balancetes e não fazem prestação de conta com os valores doados pelos membros. As igrejas tem transparência zero, pois seus líderes estão cada dia mais rico e enriquecidos enquanto a fome, a miséria e a dor toma conta do povo. Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas.
Como poderia denúncia, se eles mesmo não acreditam mais na volta de Cristo para julgar os povos, pois eles fizeram o seu próprio reino na terra, e dele não abrem mão. E assim os supostos cristãos mergulharam no mundo de corrupção e mar de lama.
Criaram dogmas e mais dogmas para que o leigo (neófito), fica-se preso aos desejos de homens de espirito corrupto, como ensina o apóstolo Paulo aos afirmam: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”, (Colossenses 2:18).
Sinceramente, neste momento o melhor caminho da igreja é o rompimento radical com as práticas adotadas pelos representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, assim como também do poder judiciário. Não digo isolamento, o que se deve ter é prudência com essas relações danosas a fé cristã. E se eles desejarem visitar às igrejas, ou já fazem parte do corpo de membros, que se assentem nos bancos e ouçam, em silêncio.
O povo de Deus deve ter conhecimento político, e ser capaz de orientar seus filhos, amigos, vizinhos e familiares, não há nenhum pecado, nem mal em falar de política. Porém, tudo deve ser feito com decência e ordem. Se algum político que conversar com o povo sobre suas aspirações políticas, que se marque uma reunião específica para isso, e não no horário do culto de adoração a Deus, como tem sido a mistura do profano e o santo.
Acredito que a igreja deve enfrentar com clareza as necessidades da comunidade em que está inserida e assim começa a participar dos conselhos municipais de políticas públicas que tem como função fazer o controle das ações públicas nas áreas de educação, lazer, cultura, saúde, assistência social e outras áreas afins.
Portanto meus queridos irmãos em Cristo, assim como a igreja de Éfeso foi criticada e convidada ao arrependimento. A igreja atual tem sobre si um pesado e duro juízo por suas ações, sua acomodação com as de graças sociais e sua omissão cumpliciosa. Pois, sendo ela convidada para destruir as obras do inimigo de Deus e os conceitos tortos quanto a fé, tornou-se participe delas.

Teólogo Ricardo Alfredo
A serviço do Reino de Deus!

FRASE DA SEMANA
“Um simples ato de amor, cria uma onda sem fim. Que retorna pra você”. (Teólogo: Ricardo Alfredo).

sem-titulo-1

CONSELHOS BÍBLICOS PARA MARIDO
Padrões de Deus para o bom marido
Deus, através das sagradas letras dar conselhos aos maridos para que saiba como se portar e está no prumo ou nos padrões Dele. Alguns versículos falam diretamente ao marido, explicando suas funções e reponsabilidade no lar.
De modo geral o casal é responsável pela felicidade do casamento. E o sucesso do casamento está relacionado como os padrões bíblicos são levado a sério pelo casal, mesmo que a bíblia deixa claro que homem é o cabeça e a mulher a sua orientadora pela vida. Vejamos…
O apóstolo Paulo ao escreve para os irmãos na cidade de coríntios revela um novo padrão sobre o casamento ao afirmar: “marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.” (I Co 7:3-5).
Lemos na bíblia o seguinte conselho: “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” (Ef 5.23). Compete ao marido ter sabedoria para dirigir bem o lar e saber dialogar com a esposa. A Bíblia diz que para termos sabedoria, devemos solicitar em oração. Ore pedindo a Deus. Pense antes de agir. Leia a Bíblia para adquiri-la.
Analise, com o conselho como coração, diz a bíblia: Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.” (Ef 5:25-28)
Você deve amar sua esposa como Cristo amou a Igreja. Sabe como Cristo amou a Igreja? Ele morreu por ela! Portanto você deve morrer por ela – claro que no sentido figurado. Morra para sua vontade por causa de sua esposa. Deixe de fazer as coisas que gosta e faça as coisas que ela gosta. Acompanhe-a nos lugares onde ela gosta de ir, faça as vontades dela, ajude-a nas tarefas de casa. Isso é morrer para sua vontade, machismo, preconceito, cansaço e desejos por sua amada. Cristo fez isso por você se entregando na cruz!
Aconselha a bíblia ao marido: “Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” (Cl 3.19)
Não trate sua esposa com amargura. Nunca seja duro e nem ofensivo. Tratar com amargura é tratar com frieza e com descaso. A Bíblia é bem clara, mesmo que ele lhe tenha feito algo, não seja amargo com ela.
Todo servo de Deus, foi convocado para servir ao Senhor, deste modo, todos são diáconos. “O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.” (I Tm 3.12)
Muitos dos convocados, são péssimos maridos, seus filhos não tem educação e são mal criados. Muitas vezes parece que como servos de Deus, e até mesmo pregadores, pulam essa passagem bíblica. Eles dedicam-se ao ministério, frequentam seminários, dão a vida para a Igreja e largam completamente a família. A Bíblia manda ser um bom marido, ao afirmar: “alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.” (Tito 1.6)
O bom marido é um bom pai, que se empenha em levar toda a família a conversão, através de exemplos em casa e na rua. O bom marido é um homem de caráter, irrepreensível, que não separa as pessoas e nem fere os bons costumes. Homens obedientes à autoridade. Homens admirados pelos filhos.
A bíblia traz uma condição para que a oração do marido seja ouvida por Deus: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” (I Pd 3.7)
Ele deve considerar sua esposa; considerar é dar atenção e valorizar. É preciso tratá-la com respeito e amor. Se não for assim, a Bíblia dá a entender, que todos os pedidos não são ouvidos. Deus tem atendido suas orações?

EJAD 2017

sem-titulo-1

PENSAMENTO
“Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria”. (Paulo de Tarso)

RÁPIDAS DA SEMANA
1- Crivella planeja repasse de R$ 5 milhões a projetos da Igreja Católica
2- Indicada por Donald Trump, evangélica é nova embaixadora dos EUA na ONU
3- Donald Trump corta financiamento de clínicas de aborto
4- Mais de 250 pessoas são batizadas em campanha evangelística na Uganda
5- Vidente é condenada por convencer cliente a virar prostituta
6- Cientistas russos querem impedir cessão de “catedral museu” à Igreja Ortodoxa
7- Fundador do Facebook visita pastores para aprender sobre “o papel da igreja”
8- TVs abertas não fechariam orçamentos sem dinheiro das igrejas
9- Prefeito vai tirar páginas de livros didáticos que falem de ideologia de gênero. (Fonte: folha gospel)

IGREJA PENTECOSTAL UNIFICADOS NA FÉ

Sem-Título-1

O pastor Antônio Marcos, presidente da igreja unificados na fé, fará grande festa cristã no dia 29 de janeiro, com a presença do cantor Eliezer Rosa.

sem-titulo-1ff
Todas as sextas-feiras o programa Academia em Foco é transmitido pelo canal de TV da Câmara Municipal de Mossoró com reprise durante toda a semana. Este programa está sob coordenação da AMOL – Academia Mossoroense de Letras. Sendo os apresentadores, Geraldo Maia e Ricardo. Parabéns a Amol.

Fim da imunidade tributária de igrejas e entidades religiosas avança no Senado
Está prestes a virar projeto de lei no Senado sugestão legislativa apresentada por uma internauta que sugere o fim da imunidade para entidades religiosas. A proposta passou a ser analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, após obter saldo de 20 mil votos no portal E-Cidadania e pode virar projeto de lei.

De acordo com o site do Senado, a sugestão é uma das mais populares em número de votos no portal, já havia recebido 95.577 votos a favor e 82.673 contra. Para ser aprovada, a proposta terá de vencer resistência da bancada evangélica e setores considerados progressistas que são ligados à Igreja Católica.

Pela atual legislação, é proibida a cobrança de tributos sobre templos de qualquer culto por parte da União, dos estados e dos municípios. Não cobrados impostos, por exemplo, de dízimos arrecadados pelas organizações religiosas.
A ideia foi apresentada por Gisele Helmer, moradora do Espírito Santo. Publicada em março de 2016 no portal, a sugestão obteve o número necessário de votos (20 mil) em junho do mesmo ano. A autora apontou os escândalos protagonizados por líderes religiosos. Além disso, argumentou que o Estado é laico e que qualquer organização que permite o enriquecimento dos seus líderes deve ser tributada.
O relator da proposta, senador José Medeiros (PSD-MT), adiantou que está procurando ouvir as partes interessadas para chegar a uma proposta ideal. “Os que apoiam a proposta afirmam que as igrejas estão enriquecendo e que esses patrimônios devem ser tributados”, disse. “Já os que contestam apontam que as igrejas prestam relevantes serviços à sociedade”, pontuou. (Fonte: DCI)

LIVROS PARA LER NAS FÉRIAS (RECOMENDAMOS)
“O Discípulo” — Juan Carlos Ortiz [Betânia]
Poucos livros foram tão impactantes nos anos 70 quanto esta obra que, excepcionalmente, não vinha do mundo anglo-saxão, mas da Argentina. Por isso mesmo, Ortiz tinha uma outra linguagem, um discurso que convencia os jovens brasileiros da seriedade e do valor de se tornar mais do que um mero freqüentador de igrejas, um genuíno discípulo de Cristo.

“Bom Dia, Espírito Santo” — Benny Hinn [Bompastor]
O neopentecostalismo brasileiro é, em grande parte, de inspiração norte-americana. Talvez o nome mais importante nesse processo seja o do “showman” evangélico Benny Hinn, que desde os anos 90 assombra os norte-americanos pela televisão com seus feitos espetaculares. Mesmo quem não o leu conhece sua influência no Brasil.
“O Refúgio Secreto” — Corrie Ten Boom [Betânia]
O testemunho desta nobre senhora holandesa encantou também o Brasil, onde seu livro foi um grande sucesso nos anos 70. Suas aventuras durante a Segunda Guerra Mundial, sob o pano de fundo de sua educação em um lar cristão, são comoventes e inspiradoras.

CIÊNCIA & SAÚDE:
Novo medicamento para câncer de pulmão ajuda a reduzir progressão da doença
Não é milagre, mais chegou no Brasil um novo medicamento para o tratamento do câncer de pulmão. O afatinibe (Giotrif nas prateleiras) este medicamento tem a função de combate um tipo bastante específico da doença, quando o paciente tem um adenocarcinoma de pulmão com metástase e, além disso, apresenta uma mutação do receptor do fator de crescimento epidérmico – conhecido como gene EGFR.
“Cerca de 70% dos pacientes com câncer de pulmão que chegam ao Icesp têm adenocarcinomas de pulmão. Desses, aproximadamente 80% já apresentam metástase ao diagnóstico – no fígado, osso ou cérebro, por exemplo”, explicou Gilberto de Castro Junior, oncologista especialista em câncer de pulmão do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. “Dentro desse grupo de metastáticos, conseguimos detectar uma mutação no gene EGFR que, no Brasil, estudos mostram que é encontrada em 20 a 25% dos casos”, complementou. (Fonte: Estadão via UOL)

REFLEXÃO
A teologia viva, nos traz conselhos para a vida. Leia com zelo e guarde bem no coração e na mente.

“Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos”. (João 15:13)